A bíblia mais cara do mundo

A bíblia mais cara do mundo. O livro sagrado para muitas religiões ainda não conseguiu por enquanto, vencer o recorde vai para o Codex Hammer (“Códice de Leicester”, em português), um manuscrito do inventor italiano Leonardo da Vinci leiloado por nada menos que 30,8 milhões em meados do ano de 1994. O proprietário milionário do Codex Hammer é o bilionário Bill Gates, dono de uma fortuna de 40,7 bilhões de dólares (R$80,4 bilhões). Gates é considerado um dos homem mais rico do mundo, é proprietário da Microsoft e resolveu abrir a carteira para comprar esse tesouro renascentista , ou “bloco de notas” de Da Vinci.Codex Hammer é um pequeno livreto contendo apenas 18 páginas duplas em que o gênio italiano Leonardo Da Vince relatou suas observações sobre geografia, astronomia e meteorologia.

 

Bíblia de Gutenberg

Bíblia de Gutenberg

Outras obras que também custam os olhos da cara,: The Gospels of Henry the Lion (em português, algo como “Os Evangelhos de Henrique, o Leão”), uma obra do século 12 arrematada por 14,6 milhões de dólares em 1983, e o livro de preces do século 16 The Rothschild Prayer Book, vendido por 13,4 milhões em 1999. “Os manuscritos são caros porque são únicos. E finalmente após esta breve introdução sobre livros de luxo conheça a bíblia, umas das obras impressas mais valiosas, a Bíblia produzida pelo alemão Johannes Gutenberg, o inventor da imprensa. “A Bíblia de Gutenberg foi o primeiro livro impresso com tipos móveis, em 1455.

A Bíblia de Gutenberg teve último exemplar a ser vendido, há cerca de dois anos, custou 12 milhões de dólares“. A obra histórica, entretanto, não consta das listas oficiais dos livros mais caros por não ter sido vendida nas badaladas casas de leilão inglesas, como as famosas Christie’s e Sotheby’s. É claro que isso nem de longe abala a importância desse livro pioneiro.

A Bíblia de Gutenberg foi impressa em dois volumes, num total de 1 282 páginas, teve 180 exemplares produzidos. Desse total, apenas 48 ainda existem atualmente, guardados em bibliotecas e universidades pelo mundo, ou em mansões de excêntricos milionários.

2 Comentários

  1. ozania says:

    nossa e bem cara po

  2. Carlos says:

    tenho uma biblia de 1876 de madrid, esta a venda… contato (31) 9151-0887

Deixe um comentário