A etiqueta das redes sociais no trabalho

O termo ‘etiqueta’ é geralmente usado quando tratamos de moda, vestimenta ou regras de comportamento em interação com uma ou mais pessoas. Logo, por que não usar nas redes sociais o mesmo tempo? O uso de sites como Facebook, Orkut, Twitter e Linked In pode exigir que as regras sociais da interação corpo a corpo migrem para os meios virtuais, e assim evitar problemas ou constrangimento. Em especial no trabalho.

redes_sociais

Pode usar rede social no trabalho?

Se não há nenhuma proibição por escrito ou formal e elas não são bloqueadas em seu computador de uso geral, por que não? O problema não é usar, mas como se usam as tais redes e como elas estão inseridas em seu ambiente de trabalho. Mas a maior parte das empresas bloqueiam o acesso ao site, pois diminui bastante a produtividade dos funcionários.

Restrinja o uso a seu celular

Você pode não ver, mas o computador pode ser uma ligação oculta com um servidor na qual todas as atividades são vigiadas. Logo, para conversas pessoais prefira usar seu celular. Com alguns segundos por dia você pode ver as atualizações dos amigos, curtir, compartilhar e não vai dar bandeira de que não está trabalhando com provas concretas.

Não gaste mais de 10 minutos por dia em suas redes sociais

Tudo bem, seu chefe não liga que você use as redes. Mas que tal policiar-se você mesmo? Pense que sua atenção voltada para as redes diminui e sua produtividade e acaba por gerar problemas em seu emprego. O melhor é restringir seu uso nas redes sociais, que não são de grande importância para o seu emprego a menos que você faça um ganho extra com elas. Policie-se com o uso de apenas 10 minutos por dia ou no máximo 10 minutos por turno. Desta forma você vai garantir que continuará fazendo suas atividades diárias de forma correta e baixar a sua produtividade, o que não é bom para o seu emprego.

 

Deixe um comentário