A importância de calibrar os pneus

As condições de boa parte das estradas brasileiras não são nada boas e isso se reflete nos pneus do seu carro. As deformações das estradas podem causar danos graves aos pneus. Quando os pneus passam por obstáculos acabam sofrendo uma forma compressão contra a roda e assim os flancos são deteriorados e por isso calibrar os pneus é importante

calibrar os pneus

Quando há um aumento considerável de peso sobre as rodas do carro é importante calibrar os pneus com uma calibragem específica para que seja assegurada a estabilidade, a redução de riscos de corte nos pneus quando os mesmos passam por buracos e claro para manter a integridade da estrutura interna dos pneus.

A calibragem correta dos pneus ajuda o carro a aguentar a carga e a velocidade máxima atingida pelo veículo. Além disso, a calibragem ideal ainda permite que os pneus passem por uma menor frequência de flexões enquanto rolam, assim o consumo de energia mecânica do motor é menor.

calibrar os pneus

As empresas fabricantes de pneus recomendam que a calibragem seja feita num período máximo de 15 em 15 dias. Os pneus devem estar sempre frios e na hora de determinar a pressão siga as recomendações do fabricante do veículo. Se o proprietário perceber que os pneus do carro perdem a pressão muito antes de 15 dias é aconselhável procurar o fabricante ou revendedor autorizado para verificar se está tudo certo.

Em geral o problema é causado por perda de ar que pode ser corrigido. Essa perda de pressão pode ser um sinal de que existe um ponto de fuga de ar que pode ter sido provocado por um furo, um vazamento na região da válvula ou então através de uma deformação na roda.

Quando o assunto é calibragem é importante ficar de olho em outro quesito que é o desgaste do pneu. É possível que a forma do pneu seja modificada devido ao seu desgaste. Nesse tipo de situação uma forma irregular se cria e pode resultar na perda de aderência que afeta a estabilidade do veículo. Geralmente o carro como a ficar puxando para um dos lados.

Deixe um comentário