Afta causas e informações

Afta (ou estomatite aftosa) é um tipo de erosão (com um rompimento do tecido epitelial e exposição do tecido conjuntivo) em qualquer lugar da cavidade bucal. Quase sempre ela causa uma reação inflamatória de leve ou moderada intensidade de dor, isso por expor o tecido conjuntivo e as suas terminações nervosas direto em contato com o meio bucal.

Não se sabe muito sobe as causas das aftas, mas geralmente é relacionada a outras causadas por mecanismos distintos, quase sempre de natureza imunológica. Alguns tipos de alimentos como por exemplo frutas ácidas como abacaxi, limão e temperos picantes podem acabar agravando a afta. A lesão geralmente demora de 1 a 2 semanas para regredir, porém pode levar um tempo incerto.

As estatísticas dizem que cerca de 20% da população geral sofre desta doença que tem causas incertas. Mas é possível preveni-las através de uma boa higiene dentária, e uma visita periódica ao dentista e também se possível evitar o traumatismo da mucosa bucal com prótese ou alimentos cítricos e vinagres.

Não existe uma cura definitiva mas existem remédios que podem amenizar ou até mesmo acabar com elas como por exemplo medicações locais, bochechos e medicamentos via oral. Caso ela não desapareça em 30 dias, procure um médico.

Deixe um comentário