Alcoolismo e seus tratamentos

Alcoolismo é uma doença?

O que muitas pessoas precisam entender é que o alcoolismo é sim uma doença que precisa ser tratada como qualquer outra. Muitas famílias são dizimadas devido ao alcoolismo, na maioria das vezes faz a pessoa alcoólatra perder a consciência e se tornar uma pessoa agressiva para com as outras pessoas e consigo mesmo. Alcoolismo não é brincadeira e não é motivo de piadinhas ou de gracinhas, pois isso não irá ajudar em nada o quadro em que o doente se encontra.

O alcoolismo atinge mais homens ou mulheres?

O alcoolismo é uma doença que atinge homens e mulheres na mesma proporção, essa doença se dá pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o que causa dependência a pessoa que está ingerindo todo esse álcool.

O alcoolismo tem tratamento?


Hoje em dia no Brasil o alcoolismo é uma doença que tem afetado várias pessoas e famílias. O alcoolismo tem sim tratamento, mas não tratamentos com medicamento e coisas do tipo, mas sim tratamentos como psicossociais, terapias comportamentais, terapia conjugal e familiar, terapias psicodinâmicas interpessoais, entre outros tratamentos, todas muito eficientes no processo de conscientização do paciente. É muito fácil confundir tratamento para o combate do alcoolismo com abstinência de álcool, existe todo um processo até que o paciente consigo abandonar totalmente a bebida, esse processo é lento e demorado, mas na maioria dos casos, eficaz.

Como eu posso ajudar um membro da minha família que é alcoólatra?

A melhor coisa que você pode fazer é dar todo o apoio possível a pessoa doente, faça com que a pessoa não se sinta culpada pela doença que ela tem. Uma boa relação e aceitação da família é um grande trunfo para as pessoas que querem se livrar desse mal.

Um comentário

  1. maria says:

    Como ajudar uma pessoa que não quer parar de beber?Todos o abandonaram pq acham que assim ele vai tomar conciência de sua condição, mais ele não quer parar, para ele é um prazer, mas já perdeu a mulher, os filhos,eu ainda ajudo, dou o almoço todos os dias, pois o que ele ganha gasta todo na bebida, sou criticada poque eles dizem que eu contribuo para ele beber, será? Me ajudem…………………

Deixe um comentário