As redes sociais trazem exposição desnecessária?

Hoje não existe encontrar pessoas na rua ou no bar. As pessoas se encontram em redes sociais. Os amigos não ligam tanto para os distantes, apenas acessam o chat do Facebook e perguntam como os outros estão. Ou contam para os outros como estão por meio do celular, do computador, de um tablet e até da TV. A grande questão é: tanta possibilidade de contato faz bem as pessoas ou as redes sociais são exposição demais?

redes sociais

É fato que as redes sociais tornaram a vida de quem adora compartilhar fatos mais fácil. Com apenas alguns cliques você escrever o que está fazendo, mostrar com imagens ou ainda compartilhar para diversos amigos onde está neste momento. Para algumas pessoas é o poder da tecnologia. Mas para outras, não passa de uma nova forma de ‘amostragem’ de riqueza, ou ser esnobe. Pode ser considerado também como status de solidão: se não tem com quem compartilhar, diz no Facebook e tá tudo certo. Pode ser também carência de atenção: você escreve sua revolta e diversas pessoas curtem ou compartilham. Para todo tipo de sentimento, as redes sociais estão ai para nutrir. 

redes sociais

O que você faz interessa mesmo a todos?

É preciso pensar se o que você faz de fato interessa a todo mundo. Você precisa mesmo contar a todas as pessoas que está indo dormir? Esta exposição pode trazer desvantagens em sua vida pessoal ou profissional. Se está irritado com o chefe e expõe isso a todo mundo, seu chefe possivelmente irá saber e pode lhe causar uma demissão por justa causa.

Muita exposição em rede social pode causar constrangimento, como sentimentos sendo abertos ao público e pessoas as quais você não gostaria entrando em sua intimidade. Você pode ainda pode se sentir ofendido se algumas pessoas não curtirem seu ponto de vista, o que lhe trará desgostos e discussões desnecessárias. Pense nisso. As vezes pode ser interessante guardar sua opinião apenas para si.

 

Deixe um comentário