Benefícios da prática de lutas

Realizar atividade física de forma regular é uma das melhores formas de manter o corpo e a mente com uma boa saúde, com as artes marciais não é desigual. Além de trazer beneficio para mente e para o corpo, as lutas também oferece ao praticante oportunidade de aprender técnicas de defesa pessoal, para se proteger de alguma violência física. Existem vários estilos de lutas, geralmente as mais procuradas pelos amantes das artes maciais são: O Jiu-jítsu, Boxe e o Taekwondo. Veja o que cada uma dessas artes pode lhe oferecer:

Jiu-Jitsu

O Jiu-Jitsu é uma luta que pode ser indicada para qualquer pessoa, pois pode oferecer uma vida mais saudável e mais ativa ao praticante.

A luta em si possui grande contato e esforço físico, mesmo assim pode ser feita a partir dos 5 anos de idade, ajudando no desenvolvimento de disciplina, coordenação e resistência dos praticantes.

Com a pratica regular do Jiu-jitsu, é possível perceber uma significativa melhora na capacidade respiratória e vascular, impedindo problemas cardíacos e aumentando o condicionamento físico. Além disso, há uma perceptível melhora na flexibilidade e um aprimoramento dos reflexos do praticante.

Boxe

Considerado uma atividade esportiva extremamente tática, o Boxe é uma das lutas mais praticadas no planeta. Isso porque ele exige muita dedicação e disciplina do praticante, pois se deve saber a hora exata de atacar, sempre analisando seu oponente. Para que seja feito um ataque com êxito, deve-se também saber se esquivar e se defender.

Dentre os proveitos encontrados pelos praticantes do boxe, podemos destacar: queima de gordura localizada, trabalho da coordenação motora e percepção do tempo e do espaço, oferecendo agilidade e velocidade.

Taekwondo

A prática do Taekwondo não representa somente uma luta de defesa pessoal, mas também oferece uma vida de muita concentração e autocontrole ao praticante dessa arte.

Essa luta Coreana já é mundialmente conhecida pelos proveitos que ela traz ao praticante: equilíbrio, força interior, determinação, defesa pessoal, saúde mental, coordenação motora, entre outros.

Deve-se ressaltar também que o Taekwondo é considerado como uma das melhores maneiras de reforçar e desenvolver as características disciplinares e psicológicas, devido a uma série de princípios que a luta impõe ao praticante.

A pratica de atividade física é uma excelente forma de manter a saúde em dias. Mas lembre-se, tenha sempre a orientação de um profissional, algumas atividades feitas sem orientação podem lhe trazer problemas futuro.

Deixe um comentário