Benefícios dos Grãos Integrais

Já ouviu falar que “você é o que você come”? Bom isso é verdade, pois tudo o que nós comemos age de alguma forma no nosso organismo. Esse é um dos motivos que nos leva a crer que uma boa alimentação é essencial para a vida, pois os alimentos podem ter tanto reações boas quanto reações ruins no nosso corpo.

Por isso é muito importante sabe qual a finalidade de cada tipo de alimento, pois assim você vai saber qual tipo de alimentação pode ser melhor pra você. um tipo de alimento que com certeza tem só a beneficiar ao ser consumido são os grãos. Porém se você não conhece os benefícios dos grãos, confira neste artigo.

Os grão são de extrema importância na nossa dieta, pois são alimentos que tendem a diminuir o risco de contrair diversas doenças. Principalmente os grãos integrais. Os grãos integrais são responsáveis pela prevenção de doenças cardíacas, infartos, câncer, diabetes e obesidade.

Os grãos geralmente começam com os cereais integrais, quando são cultivados na terra. Este tipo de grão é composto por três partes que são o farelo, o gérmen e o endosperma. O farelo é a casca da semente que contém vitaminas, fibras e antioxidantes. O gérmen é a parte da semente que cresce e dá origem a uma nova planta. O endosperma, ou o amido é o que fornece a energia para que a nova semente cresça. A maior parte da semente é composta por carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Portanto o cereal integral é aquele que contém as três partes do grão (ou semente).

Ao serem processados e refinados, são retirados o farelo e o gérmen, ficando apenas o amido. Ao passar por esse processo, os grão tornam-se menos nutritivos, pois perdem 25% do seu teor de proteína, e 17% dos outros nutrientes. Por isso que os grãos integrais são a melhor escolha pois são mais nutritivos. Veja a seguir alguns exemplos de cereais integrais:

Arroz integral

Arroz Silvestre

Cevada

Aveia

Centeio Integral

Pipoca

Trigo Burgol

Portanto é muito recomendado que você substitua produtos de grãos processados por produtos integrais, pois com certeza irá aumentar a quantidade de nutrientes.

Deixe um comentário