Café – Informações e Curiosidades

O café consumido por milhares de pessoas e preparada de diversas formas diferentes é a segunda mercadoria mais importante na economia mundial, depois do petróleo.
O Brasil contribui com cerca de 25% da produção mundial de café, sendo historicamente o maior produtor e exportador do produto.
Ele possui uma diversidade de substâncias, entre elas a cafeina que consumida moderadamente, não traz nenhum prejuízo ao seu organismo. Porém ao contrário do que muitos pensam o café não é composto apenas de cafeina.
O café possui de 1 a 2,5 % de cafeina em sua composição, tendo outras substâncias até que podem ser até mais importante do que a cafeína para o organismo humano.
O grão de café ainda verde contém uma grande variedade de minerais como o potássio (K), magnésio (Mg), cálcio (Ca), sódio (Na), ferro (Fe), manganês (Mn), rubídio (Rb), zinco (Zn), Cobre (Cu), estrôncio (Sr), cromo (Cr), vanádio (V), bário (Ba), níquel (Ni), cobalto (Co), chumbo (Pb), molibdênio (Mo), titânio (Ti) e cádmio (Cd); aminoácidos como alanina, arginina, asparagina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, valina; lipídeos como triglicerídeos e ácidos graxos livres , açúcares como sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos.
Além da grande popularidade, há também um grande preconceito entre aqueles que não gostam do café. Existe uma crença que o café causa vício, sendo isso um grande tabu. O café não causa vício, mas cria um hábito saudável como o exercício.

Aqui vai outras séries de curiosidades sobre o café:

• Café e atenção – a falta de atenção numa aula, além de causar sonolência, prejudica o aprendizado. O consumo do café ativa o sistema de vigília e eleva a atenção para em torno de 90%

• Café e memória – o consumo regular de 4 xícaras de café pode aumentar a capacidade de atenção e de formação da memória.

• Café e depressão – o consumo de 4 xícaras de café diminui a incidência de depressão e suicídio na população, conforme estudo feito nos EUA em 128.934 pessoas no período de 10 anos.

• Café e tabagismo – estudos mostram que quando fumantes tomam pelo menos 4 xícaras de café de 50ml por dia o número de cigarros fumados cai pela metade.

• Café e álcool – o consumo diário de 4 xícaras de café de 50ml previne os efeitos negativos de 40g de álcool sobre o cérebro humano.

• Café e sexo – estudos nos EUA mostram que o interesse pelo sexo e pela atividade sexual é maior entre as pessoas que bebem diariamente café.

Deixe um comentário