Calvície Feminina – Como se Previnir

Durante o banho e enquanto se escova o cabelo é normal ver alguns fios caírem pelo chão. Mas quando isso excede o normal, é bom tomar cuidado, algo de errado pode estar acontecendo em seu organismo.
É comum perder entre 70 e 100 fios de cabelo por dia, naturalmente. Assim acaba ficando difícil da mulher identificar quando é excesso, ou quando é natural.
A calvície feminina vem sendo um tabu por muitos anos, já que ao contrário do que se pensa esse não é um problema apenas dos homens, e a mulher acaba sofrendo mais pois ultrapassa os limites “culturalmente aceitáveis”.
As mulheres acabam tendo uma certa facilidade para lidar com isso por conta do volume, e por geralmente os fios serem mais longos, quando se dão conta, os espaços entres os fios já são maiores do que o comum, e aumentam a cada dia. No Brasil, estima-se que a calvície atinja 2 milhões de mulheres. E apenas 1% procura tratamento médico.

Os fatores que levam a isso podem ser diversos, e pode ocorrer em diferentes épocas da vida das mulheres. A mais comum é a calvície genética que surge quando a mulher para de menstruar, a queda ocorre por conta da diminuição do hormônio feminino. Esse tipo de calvície se dá na parte superior da cabeça.

Quando tufos de cabelos caem, deixando espaços grandes por toda a cabeça, geralmente é a chamada “calvície emocional”, provocada por stress, emoções muito fortes, desnutrição, pós parto, quimioteorapia, e outros. Todos reversíveis.

Transplante de cabelos tem se tornado mais comum entre as mulheres, o hábito já está mudando por conta da posição social que a mulher vem tomando, cada vez mais inserida no mercado de trabalho, cuidando da casa e dos filhos, nem sempre tem tempo para cuidar dos cabelos e deixá-lo em penteados que escondam a queda de cabelo.

Atualmente existe um transplante chamado folicular que devolve o cabelo natural da mulher, ao contrário dos antigos transplantes que deixavam os cabelos sem ar de naturalidade. Esse cabelo aceita normalmente tudo que o seu cabelo natural aceitaria, como escovas, tinturas, chapinhas e etc. Uma cirurgia desse tipo costuma durar de 2 à 4 horas, e o cabelo começa a crescer após 3 meses.

Se prevenir, comer bem, evitar desgastes físicos e emocionais é a melhor forma de se prevenir contra a calvície feminina.

Deixe um comentário