Câncer do Reynaldo Gianecchini – Saiba mais

O ator Reinaldo Gianecchini está com Linfoma Não-Hodgkin. Um tipo de câncer.Linfomas de Hodgkin e Não-Hodgkin.Os linfomas são um conjunto de enfermidades que surgi nas células do sistema linfático Este sistema é formado de órgãos e tecidos que gera, armazenam e distribuem os glóbulos brancos do sangue que combatem a infecção e outras enfermidades. Fazem parte deste sistema a medula óssea, os linfonodos (gânglios ou ínguas) e os vasos linfáticos (vasos que carregam a linfa, como as veias carregam o sangue).

O Linfoma é o câncer que se manifesta quando uma célula do sistema linfático normal se transforma em uma célula maligna, aumentando gradualmente e disseminando-se pelo organismo. Esta doença se caracteriza, em geral, pelo surgimento de ínguas que crescem mesmo quando não há infecção.

Existem dois grandes grupos de linfomas:

– Linfomas de Hodgkin
– Linfomas Não-Hodgkin
São qualificados conforme o grupo de células que sofre a malignização e passa a se reproduzir com mais rapidez e desorganizadamente.

Sintomas

Os sintomas que podem acontecer na presença dos linfomas e devem ser feito uma analise para se diagnosticar qualquer um dos tipos de Linfoma de Hodgkin ou não-Hodgkin:
– Aumento dos gânglios (linfonodos) do pescoço, axilas e/ou virilha (com ou sem presença de dor);
– Sudorese (suor) noturna excessiva;
– Febre (38ºC ou mais medida na axila com o auxílio de um termômetro comum);
– Prurido (coceira na pele);
– Perda de peso inexplicada (perda de mais de 10% do peso corporal nos últimos 6 meses de forma não proposital e sem explicação)
– Cansaço frequente.
Podem também surgir sintomas respiratórios como tosse, falta de ar ou dor torácica e abdominal como dor ou distensão abdominal.

Diagnóstico

A biópsia (retirada de pequeno fragmento de tecido) é o exame que confirma o diagnóstico. Pode ser preciso fazer uma biópsia de um gânglio (quando o médico, através de uma incisão na pele, remove um gânglio inteiro ou uma pequena parte) ou biópsia da medula óssea (quando se retira um pequeno fragmento da medula óssea através de agulha.)

O ator já está fazendo o tratamento para curar a doença.

Deixe um comentário