Cartão cidadão para que serve e como adquiri-lo

Muitas pessoas não sabem, mas o cartão cidadão é um cartão magnético emitido pela Caixa que permite ao usuária a efetuar saques dos benefícios que a pessoa tem direito, sejam eles benefícios sociais ou benefícios trabalhistas. Essa cartão tem como objetivo facilitar tanto a vida dos trabalhadores que tem alguma quantia a receber quanto para o governo se organizar a respeito dos benefícios que cada pessoa tem a receber.

Para poder ter acesso a esse cartão cidadão você deve ser cadastrado no PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Para você obter o seu cartão cidadão você deve apenas se dirigir a uma agência da Caixa ou você também pode conseguir o seu cartão cidadão através da central de atendimento do banco, sendo o telefone: 0800-726-0101, é bom lembrar que esse serviço é gratuito. Para fazer a solicitação do seu cartão cidadão você deve ter em mãos os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade ou Carteira de Habilitação (CNH);
  • Certidão Civil;
  • CPF;
  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Após feito todo o processo de solicitação, você receberá o seu cartão cidadão na sua casa através do correio. Depois de ter o seu cartão cidadão em mãos você precisa se dirigir a uma agência da Caixa para efetuar o cadastro da sua senha, você também terá que levar o termo de responsabilidade devidamente assinado quando você for cadastrar a sua senha.

O que eu posso fazer com o meu cartão cidadão?

  • Você pode consultar o saldo e o extrato do seu fundo de garantia (FGTS);
  • Efetuar o saque da conta vinculada ao FGTS;
  • Com esse cartão você também pode receber benefícios em relação aos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e Bolsa Escola, sem contar o Seguro-Desemprego, rendimento do PIS, abono salarial, entre outros.

Para você que ainda tem dúvidas sobre o cartão cidadão acesse o site http://www.caixa.gov.br/fgts/pf_cartcid_faq.asp e tire as suas dúvidas.

Deixe um comentário