Cartão do SUS Obrigatório.

Temos novidade na saúde pública, até 2014 todos os cidadãos brasileiros terão obrigatoriamente um cartão do SUS (Sistema Único da Saúde).

O Cartão SUS vai ser necessário para qualquer atendimento em todo o país realizado pelo Sistema único de Saúde.

A realização de consultas, exames e cirurgias já podem ser realizados em qualquer ponto de unidade básica de saúde administrada pelo Governo.

Com o a criação do cartão obrigatória do SUS, a intenção é criar um banco de dados nacional. Esta regra também será obrigatória para as pessoas que podem e já tem um plano de saúde. Todos terão até 2014 que solicitar o cartão.

Para requerer o cartão do SUS deve-se dirigir munidos dos documentos de Identidade, certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos e um comprovante de residência até uma unidade de atendimento do SUS.

O Cartão já está em vigor, e o seu uso é obrigatório, mas quem não tiver o atendimento não poderá ser negado, afinal a saúde está acima da burocracia.

A regulamentação está na Portaria N° 763, de 20 de julho de 2011, do Ministério da Saúde, e começou a valer dia 1º de março de 2012.

Desta data em diante, todos os atendimentos feitos em estabelecimentos de Saúde, o usuário terá de informar o número do seu Cartão Nacional do SUS, não importando se o atendimento é pelo Sistema Único, particular ou por plano de saúde. O número será solicitado no ato da admissão do paciente.

Deixe um comentário