Como abrir uma empresa

Há várias coisas que a pessoas que está pensando em abrir o seu próprio negócio se pergunta, as principais delas são:

Por onde devo começar?

Para abrir uma empresa, tenha primeiro algumas ideias de negócios, mas não precisa ser uma ideia mirabolante. Partindo da ideia, leia tudo o que puder sobre ela, realmente estudo sobre o assunto, descubra como aquele tipo de empreendimento funciona através de outros já abertos, que tipo de consumidor você quer atingir e quais são as reais possibilidades do produto ser bem aceito no mercado.

O que é mais importante: dinheiro ou empreendedorismo?

Nessas horas dinheiro é importante sim, mas um bom empreendedor conseguirá garantir uma vida longa a empresa e ao produto. Não desistir diante dos problemas, ser persistente, ter comprometimento e boas noções de gestão de empresas são ótimas qualidades que um empreendedor deve ter. Fazer um plano de negócio também é uma ótima opção para empreendedores que querem fazer com que a sua empresa cresça.

Plano de negócio, o que é isso?

O plano de negócios mostrará como será o seu empreendimento antes de você efetivamente investir os recursos. Necessidade de Capital de Giro, Indicadores de Desempenho, projeções de receitas e despesas, Planejamento de Marketing, são itens essenciais para a avaliação de sua empresa antes de abrir as portas.  E se o negócio mostrar-se inviável no papel, refaça o planejamento antes de gastar suas economias. Com isso você não perderá seu tempo e nem seu dinheiro se baseando em uma ideia equivocada.

Quais são os impostos que a minha empresa irá pagar?

Alvarás, autorizações, licenças, empregados, etc., tudo irá depender do tipo de empresa que você irá abrir. Tudo isso deve ser pensado antes de você finalmente abrir a sua empresa para evitar surpresas depois. E muitas vezes inviabilizam o sonho de ser empresário. Faça um planejamento tributário com simulações, para que não haja nenhum problema futuro.

Quem deve ser o meu braço direito?

Em todo o processo de inicialização da empresa, conte sempre com a ajuda de um bom contabilista. É o profissional indicado para que seu sucesso futuro esteja garantido. Porém, não deixe tudo na mão do contador, leia e participe de todo o processo.

Com esses e outros cuidados você terá boas chances de seu novo negócio dar certo. Mas lembre-se, tudo isso sem perseverança e confiança em si mesmo não vão valer de nada. Tudo depende da sua estratégia de negócios e do seu entusiasmo para que a ideia dê certo.

Deixe um comentário