Como congelar legumes

Os melhores resultados quando se vai congelar legumes é quando se utiliza os legumes mais frescos possíveis, de preferência logo após a colheita. Se você tem sua própria horta ou um pedaço de terra para o cultivo de hortaliças, faça isso. Os vegetais se deterioram muito rapidamente, especialmente a temperaturas elevadas e, portanto, é importante congelá-los imediatamente ou guardar e, em seguida congelá-los dentro de 12 horas após a colheita, para assegurar que os nutrientes valiosos não sejam perdidos.

congelar legumes

Alguns tipos de vegetais são altamente inadequados para congelamento e estas incluem principalmente salada verde como pepino, alface, agrião e rabanete. Da mesma forma, outros vegetais podem ser congeladas, mas sobre o degelo haverá alguma mudança na textura e qualidade, tornando-os impróprios para algumas pessoas o congelar legumes. Estes incluem aipo, tomates inteiros e batatas novas.

Ao congelar legumes, escalde primeiro

Se você planeja armazenar seus vegetais por vários meses no congelador, será necessário escaldá-los em primeiro lugar. Isso envolve a imersão em água fervente ou vapor por um determinado período de tempo, dependendo do tamanho e do tipo de vegetal e, em seguida, mergulhá-los em água gelada antes de drenar e embalagem.

O branqueamento antes de congelar legumes impede a ação da enzima se desenvolver durante tempo de armazenamento no congelador. Isto significa que a deterioração do vegetal é mantida a um mínimo possível, deixando os alimentos ainda frescos. Com os vegetais verdes como brócolos ou feijão é particularmente eficaz, uma vez que o congelamento parece melhorar e aperfeiçoar o seu sabor, deixando uma deliciosa refeição . Determinados vegetais mais sólidos precisam ser escaldados por mais tempo do que outros. 

congelar legumes

Para congelar feijão, lave os grãos em água fria. Apare as extremidades do feijão verde. Escalde por três minutos. Resfrie em água fria e escorra. Embale em sacos de polietileno.

Para congelar brócolis, remova as folhas exteriores e partes lenhosas do vegetal e lave com água e sal, a fim de remover os insetos. Corte a cabeça de brócolis em pedaços menores e escalde por cinco minutos, dependendo do tamanho. Mergulhe em água fria e escorra. Embale em recipientes de plástico.

Para congelar cenouras, remova os topos das cenouras e depois lave e descasque-as. Cenouras de pequeno porte podem ser deixadas inteiras. Corte as cenouras grandes em cubos ou tiras e escalde por dois, escorra e embalagem em sacos de polietileno.

Deixe um comentário