Como Consultar CPF

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um cadastro onde todos os cidadães brasileiros devem ter com a Receita Federal. O CPF é utilizado pela Receita Federal para gerenciar contribuições e tributos de pessoas físicas, como por exemplo imposto de renda. O CPF é como se fosse uma identificação, porém uma identificação que serve para que a Receita Federal mantenha monitorada as suas movimentações financeiras. Ou seja, instituições financeiras e de créditos podem conferir se você está com o CPF restrito, o chamado “nome sujo”.

Você pode consultar seu CPF de diversas maneiras, e existem vários tipos de consulta. Uma dessas maneiras é através do site da Receita Federal, onde você pode verificar em que estado se encontra o seu CPF, que é regularizado segundo o recolhimento do imposto de renda.

Se você está querendo consultar seu CPF para saber se está com restrições nos órgãos de proteção de crédito como por exemplo SPC e SERASA, basta ir em uma agência dessas instituições em sua cidade e consultar gratuitamente seu CPF. É só levar o seu documento de identidade e o próprio CPF e fazer a consulta sem pagar nada.

Algumas instituições financeiras como bancos por exemplo tem acesso a este sistema e podem fazer esta consulta, porém isso depende da instituição. Existem também sites na internet que fazem essa consulta, mas eles cobram esse serviço.

Um comentário

  1. Maria Rubicelia Dos Santos Silva says:

    eu gostaria de ser uma criente itucar, porem ñ posso.

Deixe um comentário