Como escolher uma carreira profissional

Talvez a escolha mais importante da sua vida seja da sua carreira profissional. Você não vive tanto tempo com sua família por semana do que passa em seu escritório. É por isso que se recomenda cautela, buscar ajuda e refletir bastante sobre qual carreira profissional antes de tomar uma escolha da qual você irá se arrepender em alguns anos (as vezes até meses) e perder tempo com isso.

carreira profissional

Escolha o que te faz feliz

Isso é bem filosófico e ante enriquecedor, mas você pode ser rico sem escolher a sua profissão pelo que te ‘dá dinheiro’, optando pelo que você curte fazer. Se você gosta do que faz todos os dias, terá uma carreira profissional mais lucrativa, pois irá produzir mais baseado em seu bom humor e sua vontade de estar ali, fazer parte da produção, em um local que você goste. Pense em um passeio que você estava louco para fazer e o quanto ele foi bacana mesmo com problemas. Agora pense na festa a qual você jamais quis ir, mas era obrigado. Com certeza o último cenário foi uma tortura mental de horas que pareciam dias, não foi? Pense nisso em sua carreira profissional.

Una suas aptidões em uma profissão

Você pode não ter encontrado o que curte fazer ainda porque talvez não se encaixe no que você está procurando. Uma forma de ter um julgamento neutro sobre o que seria melhor em sua carreira profissional é fazendo um teste de aptidão. Muitas pessoas se descobrem em tais testes, pois não tinham ideia do que eram capazes ou que podiam unir suas qualidades em uma carreira profissional. 

Por exemplo: você adora gerir brigas, confusões, e adora falar. Busca sempre a verdade de forma justa. Já pensou em ser advogado? Você pode ignorar a opção por ter a imagem de que todo advogado é uma pessoa má, mas nem sempre é assim. Você odeia televisão mas adora escrever, viajar, e curtir baladas. Você pode ser um bom jornalista correspondente. Pense sobre o que curte em sua vida pessoal e busque informações que se encaixem em uma profissão. Você pode se surpreender. 

Não pense sempre no dinheiro

Se você é bom na sua profissão, haverá bons salários e promoções a disposição. Nem sempre pensar em salário inicial base é um bom parâmetro para escolher uma boa profissão. Um bancário pode ganhar R$ 1.500, mas pode ganhar R$ 10 mil se for bom no que faz. Pense nisso. 

Deixe um comentário