Como escolher uma universidade

Escolher uma universidade é uma tarefa difícil se você tem diversas opções. Você pode pensar em diversas coisas e acabar por se arrepender mesmo assim da sua escolha, por isso deve ser uma atitude pensada e se possível discutida com os pais. Se você tem mais de uma opção, tenha certeza que não vai perder um ou mais de um ano de sua vida com sua opção.

Escolher uma universidade

Esqueça os amigos

São raros os amigos que vão com você da escola até o ensino superior e este não deve ser seu critério principal para Escolher uma universidade. Ao longo da vida você fará diversos amigos: no trabalho, na universidade, nas ruas as quais vai morar e em outros pontos. Se eles são seus amigos não vão perder contato. Não opte por uma universidade que não é bacana apenas porque seus amigos vão para la. 

Observe se é uma universidade ou faculdade legítima

Porque a instituição de ensino tem site e propaganda na TV não quer dizer que possa funcionar. Ao Escolher uma universidade, vá até o site do MEC e veja se ela pode funcionar, está devidamente cadastrada para emitir diplomas e se poderá ter o curso que você deseja em funcionamento ou ainda está em avaliação.

Escolher uma universidade

Considere a estrutura

Em especial se for uma instituição particular. Você está pagando caro e precisa ter o mínimo de conforto e suporte em suas aulas, e não precisar comprar todos os livros, que são bem caros. Observe se há uma biblioteca, salas de estudo ou se alunos ficam sem aula porque não há espaço. Faça uma visita para observar tudo isso.

Considere a distância

Em especial se você dispõe de poucos recursos e não tem carro. Considere o tempo de trajeto e se isso vai atrapalhar demais a sua vida e seu emprego, caso tenha. É importante avaliar também os dias e horários do seu curso, se vão atrapalhar muito a sua vida pessoal. Uma outra faculdade pode ter horários mais flexíveis e ser mais perto de casa, bem como ser bem conceituada.

Observe como o mercado irá ver seu diploma

O mercado de trabalho é seu foco e por isso é importante que ele tenha uma posição tomada quanto ao seu diploma. Algumas universidades são consideradas ruins e o mercado tende a rejeitar tais candidatos. Pensem nisso.

Deixe um comentário