Como fazer uma Horta na parede

Você é daquele tipo de pessoa que sempre gostou muito de mexer com a terra, sempre teve uma boa mão para cuidar de plantas e hortas, não é verdade? Você sempre quis ter uma horta na sua casa, mas você não tem espaço suficiente para plantar os legumes e verduras que você tanto gosta de cuidar. O jeito é ficar na vontade, não é mesmo? Claro que não! Mesmo com pouco espaço livre você pode otimizar espaço e plantar uma horta bem legal, mas não uma horta qualquer, uma horta vertical. Hortas verticais são uma boa ideia para quem não tem muito espaço sobrando para uma horta convencional, ou até mesmo para quem mora em apartamento.

Muitas pessoas tem muitas dúvidas de como fazer uma horta vertical na parede de sua casa, mas não existe truque, basta você ter uma parede livre onde bate um pouco de sol pela manhã e que não esteja em uma lugar muito abafado ou úmido. Mesmo em uma horta vertical as condições para as plantas crescerem são os mesmos, então escolha com cuidado o local onde você pretende montar a sua horta.

Para montar a estrutura que suportará a sua horta você pode usar calhas plásticas coletoras de chuva como vazo de terra, adapte as calhas na parede de forma que fiquem fixas e firmes na parede, mais ou menos desse jeito:

Depois de fixadas na parede, encha as calhas com a terra e os fertilizantes e abudos que vocês escolheu para plantar os seus legumes e verduras. Pronto, agora você já tem a sua própria horta e sem ocupar muito espaço!

Outra dica ótima, mais barata e ecologicamente correta é ao invés de você usar calhas plasticas você pode usar garrafas pet. Para fazer a sua horta vertical com as garrafas pet você deve fixar as garrafas horizontalmente na parede, corte a superfície da garrafa, encha com terra, fertilizantes e adubo e comece a plantar. A horta com garrafas pet devem ficar mais ou menos assim:

Boa sorte e mãos a obra!

Deixe um comentário