Como Mudar de Nome Legalmente

Seu nome não é muito legal? Você sempre foi motivo de brincadeiras de mal gosto por causa do seu nome? Você já pensou em trocar de nome? Não é tão difícil quanto parece.

Muitas pessoas já sofreram muito ao longo da vida por causa do nome que eles carregam, nomes que para os pais dessas pessoas são bonitos e normais, mas algumas pessoas acham graça em fazer piadinha com o nome das pessoas. Algumas vezes a pessoa pode perder uma amizade, relacionamento ou até mesmo oportunidades de emprego, etc., por causa de seus nomes.  Nem todos tiveram a sorte de receber um nome de acordo com a sua sexualidade, sua crença ou ortograficamente correto e nem por isso tem que viver insatisfeito ou inventando apelidos para si mesmo, o jeito é entrar na justiça para poder trocar de nome.

A mudança de nome é um direito de qualquer cidadão, mas é preciso cumprir algumas exigências, e uma dela é que para que o indivíduo possa trocar de nome é que ele seja maior que 18 anos de idade, pois nessa idade ele já é responsável pelos seus atos. Se a mudança do nome for por questões de sexualidade ou  de insatisfação será preciso que um advogado participe do processo. O advogado irá ingressar com um pedido na Vara de Registros Públicos, aonde o processo será fundamentado em uma audiência com um juiz. Depois disso o advogado terá que provar ao juiz que a sua mudança de nome não diz respeito a nenhuma prática ilegal ou para esconder algum crime. Comprovados perante a justiça os seus motivos para querer mudar de nome a ação pode ser executada com êxito.

É bom lembrar que se o motivo de você querer mudar o seu nome é por erro de registro no cartório você deve ir diretamente no cartório e solicitar que o nome seja corrigido. Com isso o cartório irá emitir um documento dizendo que a grafia do seu nome foi feita de forma errado e irá concertá-lo, mas é válido lembrar que nesses casos apenas o primeiro nome pode ser corrigido.

Deixe um comentário