Como Parar o Soluço? Veja os 10 mitos do Soluço

Eu acho que não existe nada mais irritante do que ficar com soluço e não conseguir fazer pará-lo, não é mesmo? Soluçar é uma reação do corpo para nos avisar que está acontecendo alguma coisa de anormal com o nosso corpo.

Mas porque soluçamos?

Uma explicação muito simples para é pergunta a seguinte: o diafragma e o nervo frênico estão localizados logo acima do seu estômago, logo qualquer alteração neste pode prejudicá-los e te fazer soluçar. Na maioria das vezes, quando comemos demais ou ingerimos bebidas muito quentes, muito geladas ou com muito gás, o nosso estômago incha e esse inchaço pode provocar uma irritação no frênico, que faz com que o diafragma se contraia e você soluçar.

Quais são os 10 mitos e verdades do soluço?


  1. A ansiedade e o nervosismo pode causar o soluços? R: Mito.
  2. Ingerir comida muito rápido pode causar soluços? R: Verdade.
  3. Tampar a boca e o nariz e fazer pressão nos ouvidos pode fazer com que os soluços parem? R: Muitas pessoas acreditam nisso, mas ainda não foi cientificamente provado, portanto é Mito.
  4. A gagueira pode ser causado por soluços? R: Mito.
  5. Ao levar um susto os soluços cessam? R: Verdade. Ao levar um susto movimentamos o diafragma, fazendo com que possivelmente os soluços parem.
  6. Pessoas que sofrem com refluxo tem maior tendência a soluços? R: Verdade.
  7. Água com açúcar é eficaz contra soluços? R: Mito.
  8. Risadas em excesso causam soluços? R: Verdade.
  9. Refrigerantes podem causar soluços? R:  Verdade. Devido ao seu gás refrigerantes são os maiores causadores de soluços.
  10. Mulheres grávidas tem tendência a sofrer com soluços? R: Verdade. Isso ocorre devido a pressão que o bebe causa nos órgãos internos da mãe.

Deixe um comentário