Como passar em concurso público

Se houvesse uma receita mágica para passar em concurso público, com certeza seria o documento mais valioso no Brasil. Hoje estima-se que cerca de 30% dos estudantes de universidade focam em concursos. Muitos até direcionam seus estudos de nível superior para se adequar melhor aos certames, pensando sempre em processos seletivos que oferecem bons salários altos, estabilidade financeira e horário regular. Benefícios também atraem os concurseiros que querem sim passar, mas nem sempre estão trilhando o caminho certo para isso. Será que você está fazendo errado? A seguir algumas dicas legais para ser aprovado no seu concurso.

Lady studying at home

Não existe concurso fácil – se você acha um concurso fácil e por isso não vai estudar e se dedicar, está começando seu primeiro grande erro. Nenhum processo seletivo deve ser menosprezado. Estude com o mesmo afinco matérias complicadas e fáceis para você para conseguir acertar o maior número de questões.

Resolva provas anteriores – é diferente ler um livro e responder questões de concursos e isso é um fato. Você precisa antes de tudo aprender a como resolver questões de concursos, por isso aprender a como resolver prova e os estilos diferentes de bancas é tão importante quanto saber do assunto. Faça simulados e resolva provas anteriores, com atenção aos assuntos que mudaram com o passar do tempo para não estudar errado.

Foque em um concurso antecipadamente – escolha o concurso dos seus sonhos e foque nele ao menos seis meses antes. Se você sabe que vai ter certame, comece a estudar o quanto antes for possível. A maioria começa apenas quando o edital é publicado, então saia na frente e comece o quanto for possível cedo. Se começar um ano antes os estudos, quando o edital for publicado apenas vai revisar.

Não existe de domingo a domingo – a maior parte dos concurseiros não vai concordar com nossa avaliação, mas você não pode estudar tanto porque não vai conseguir se dedicar o suficiente para nada. A mente precisa de uma pausa de vez em quando e um dia na semana para relaxar e sair com os amigos é crucial.

Elimine as distrações – o barulho incomoda? Use fone de ouvido. Não consegue não assistir TV? Desligue-a ou mude de cômodo. Elimine tudo o que pode te fazer não estudar.

Deixe um comentário