Como saber se um diploma é verdadeiro?

O mercado paralelo de falsificação de diplomas é um dos mais ‘quentes’ do Brasil. Na busca por um emprego sólido ou uma classificação em concurso, muitos recorrem a métodos mais rápidos como buscar um diploma para comprar. O mercado é estável, com vendedores anunciando em sites como Mercado Livre, Negócio.com e afins e deixando seus endereços para blogs em diversas cidades do país. As promessas são um diploma verdadeiro, com reconhecimento pelo MEC sempre e com instituição real. Os riscos são altos e por isso o valor é alto também.

Um diploma no mercado paralelo pode custar de R$ 2 a R$ 3 mil. Pode-se pedir um pagamento antecipado ou ainda pagamento apenas como receber. Os riscos de usar material falso de graduação vão desde prisão até perda do direito a emitir diplomas da instituição. O suposto aluno pode ser preso. O risco é menor quando na maior parte das vezes leve o famoso golpe, quando se paga e jamais vai receber o diploma.

diplomaComo saber se um diploma é verdadeiro de graduação?

Quem recebeu o diploma e desconfia que seja falso pode simplesmente ligar para a instituição emitente e informar o nome e CPF do aluno ou apenas pelo nome e será informado se foi um aluno real, esteve nas aulas e confirmar dados do histórico. Esta informação pode ser solicitada por telefone ou por envio de ofício à instituição. Pode ser no mesmo instante via telefone ou ainda via site, dependendo da instituição de ensino superior. As vezes as informações podem levar até 48h para serem confirmadas. Caso seja negativa, pode ter certeza que é um golpe do diploma falso.

Contudo, não é suficiente saber se seu diploma foi mesmo emitido por aquela instituição. Deve-se também se informar diante do site do MEC se a instituição é válida, se ela é cadastrada e pode emitir diplomas. Criar uma faculdade fantasma é mais fácil do que você pode imaginar, por isso este passo a passo é totalmente necessário.

Deixe um comentário