Como tirar boas fotos sem ser profissional

Tirar boas fotos não exige nem uma câmera fotográfica de R$ 5 mil e nem fazer um curso de fotografia. Você sabia que os grandes fotógrafos do mundo como Cartier Bresson jamais fizeram um curso de fotografia? Eles apenas foram aprimorando suas técnicas até conseguir boas imagens e se tornarem (ou serem considerados) profissionais. Testando em casa diferentes metodologias e com paciência você pode aprender a tirar boas fotos sem curso e ter lindas recordações de momentos bacanas.

tirar boas fotos

Alinhe a linha do horizonte

Para tirar boas fotos, a primeira coisa que se deve fazer é ter uma boa paisagem. Sendo um retrato (apenas foto de rosto) ou não, a foto deve estar alinhada na parte de trás sempre. Foque no objeto que você quer destacar e observe o fundo da imagem. Se for o mar fica fácil: faça com que ele esteja sempre reto. Se for uma rua, foque com os olhos e não com a lente na linha do asfalto e deixe que ela fique reta. Se não tiver essas duas coisas, escolha um objeto atrás e garanta que ele fique reto. Suas fotos vão ficar bem menores.

Jamais corte articulações

Esta é uma dica básica também para quem quer tirar boas fotos. As articulações do corpo como cotovelos, calcanhares, punhos e joelhos não devem estar cortadas. Se não cabe tudo na foto, corte um pouco acima ou um pouco abaixo, mas jamais nela. A pessoa fotografada ganha uma aparência estranha, como se estivesse sendo amputada.

BTS-photographer-workshop-25

Não jogue um flash no rosto do fotografado

Isso irá deixar as manchas, erros de maquiagem e outros defeitos no rosto mais ressaltados. Também deve deixar o rosto bem iluminado e as pupilas dilatadas, o efeito olho vermelho. Ao invés disso ganhe distância e tire o flash se for de dia. Uma dica: se for de dia, use um flash mesmo assim se quiser tirar áreas escuras do seu fotografado. Ele deve ganhar um brilho especial também.

Prefira chegar perto ao usar o zoom

O zoom da sua máquina desfigura um pouco, granula a imagem (aqueles pontinhos que surgem quando você amplia). Prefira se aproximar da pessoa ou objeto ao invés de aproximar com a lente.

Deixe um comentário