Como usar a pílula do dia seguinte

O que é a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte é um medicamento que muitas mulheres ingerem depois que terem relações sexuais sem nenhum tipo de método anticoncepcional para não engravidar (camisinha ou remédios). Esse método ajuda muitas mulheres a não terem gravidez indesejada, fazendo com que se um espermatozoide tenha fecundado um de seus óvulos haja um “aborto” para que o bebê não venha a se desenvolver.

Até quanto tempo depois do ato sexual eu devo tomá-la?

É recomendado que você tome a pílula do dia seguinte até 24 horas depois do ato sexual, mas já foi relatado casos de mulheres que ingeriram a pílula do dia seguinte até 48 horas depois do ato sexual e tiveram sucesso no processo. Para que você tenha certeza que não está grávida, essa pílula do dia seguinte pode ser tomada em 2 doses, de 12 em 12 horas.

Onde eu posso comprar essas pílulas do dia seguinte?

Você pode encontrar as pílulas do dia seguinte em farmácias ou até mesmo em postos de saúde, sem muitos problemas. Esse é um medicamento fácil de se encontrar e também não é muito caro, é um medicamento acessível.

A pílula de dia seguinte também previne DSTs?

Não, a pílula do dia seguinte só reduz as chances de gravidez indesejada, o método mais confiável contra doenças sexualmente transmissíveis ainda é a camisinha. Você também pode encontrar camisinhas a venda em farmácias e mercados sem nenhum problema, elas também são bem baratas e acessíveis a qualquer classe social. Em postos de saúde e hospitais você também pode encontrar camisinhas sendo distribuídas gratuitamente para a população.

Deixe um comentário