Cuidados ao pagar contas online

As pessoas se acostumaram a cada dia que passa “internetizar” mais os seus processos que eram feitos de maneira manual antes. Uma das ferramentas mais úteis da internet é o pagamento de contas, sejam elas de água, luz, telefone, cartão de crédito ou qualquer coisa do gênero. Agora você não precisa mais enfrentar aquele calor ou aquelas filas gigantescas em dias de pagamento para pagar algo. Tudo pode ser feito pela internet de maneira segura, simples e fácil por qualquer usuário que tenha o mínimo de contato com um computador no seu dia-a-dia. Porém algumas pessoas acabam deixando de lado algumas ferramentas de segurança que devem ser levadas em consideração em qualquer tipo de transação que envolva dinheiro na internet.

Afinal, que cuidados tomar ao pagar contas online? Antes de mais nada, o básico de qualquer computador é verificar se o mesmo possui um anti-vírus confiável e que não esteja com a data de expiração vencida. Um computador protegido com um bom anti-vírus e um firewall decente são a recomendação mínima para qualquer atividade na internet, não só em relação a contas. Isso evita o contato com hackers e lammers que tentem roubar suas senhas de alguma forma e lhe evitará maiores problemas no futuro.

Também dê preferências por efetuar pagamentos em computadores caseiros. Não pague contas em lan-houses, cyber cafés ou lugares com internet compartilhada via wi-fi. Sua casa é o seu local mais seguro nesse caso, uma vez que a chance de alguém adentrar sua rede de maneira mal intencionada é muito menor. Tenha em mente que pagar uma conta online significa colocar todos os seus dados na rede de computadores, portanto todos os cuidados são essenciais nessas ocasiões. No mais, aproveite a comodidade!

Deixe um comentário