Cuidados e dicas para a amamentação de gemêos


Amamentar um bebê é um ato natural, e pode-se dizer até que um ato cultural, já que o aprendizado ia se passando de mãe para filha durante anos e anos.

Toda mulher já nasce com instinto maternal, é verdade. Mas será que é simples assim amamentar dois bebês ao mesmo tempo? É, não parece ser tão fácil, além de ter disposição para amamentar, ainda ter que segurar os dois bebês até quando eles não aguentarem mais. O que você, mãe, vai precisar é segurança, tranquilidade, apoio dos familiares e amigos e determinação.

Para que essa rotina se torne mais prática, existem algumas dicas que podem te ajudar na hora de amamentar seus gemêos.

– Preparar os seios para a amamentação
É a primeira medida a ser tomada. Essa preparação deve ocorrer antes mesmo dos bebês nascerem, durante as consultas do pré-natal peça ajuda ao seu médico. Um banho de sol matinal é uma das recomendações. Além disso, existem técnicas que fortalecem os mamilos evitando desconfortos futuros.


– Leite suficiente para dois

Uma das grandes preocupações das mães de gemêos é que o leite não dê para os dois bebês. Porém, o leite materno é produzido a partir da sucção do bebê a mama, no caso de dois bebês, os dois sugando terão leite o suficiente.

– Amamentando dois bebês ao mesmo tempo

Parece complicado, mas pode facilitar e dar um tempinho a mais livre para a mamãe. A posição mais confortável, e mais utilizada, é a posição invertida.
Os dois bebês ficam com os corpinhos embaixo do braço da mãe, e pézinhos nas costas. Nesse caso, é essencial o uso de almofadas de apoio para sustentar os dois bebês.
Na figura ao lado, temos mais algumas opções que podem ser testadas, e utilizadas de acordo com a preferência da mãe.


– Cuidados essenciais

Os bebês devem mamar nos dois seios de forma igual, não se deve deixar um seio específicio para cada um deles. Essa troca estimula mais leite sendo produzido e permite que o bebê veja mais da mãe, e a conheça um pouquinho melhor.


– Peça ajuda e dicas

Médicos, enfermeiras, mães de gemêos que já cresceram são a melhor fonte de dicas que você poderá ter. Peça ajuda e esclareça suas dúvidas sem medo.
No fim das contas, ter gemêos é uma delícia. E haja amor pra dar e vender pra esses pequenos.

Deixe um comentário