Curso de Reciclagem da CNH

É obrigatório no Brasil a realização de um curso para estar habilitado a dirigir qualquer tipo de automóvel: carro, moto, caminhão, e outros. Cada um deles com seu devido treinamento. Cada vez que o motorista, que já tenha feito sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), infrinja alguma lei de trânsito ele leva pontos na carteira.

Quando o limite de pontos é atingido, o motorista deve fazer um curso de reciclagem da CNH, assim como prevê a lei 9.503 de 1997, artigo 268.

O curso de reciclagem é semelhante ao curso feito quando se tira a habilitação pela primeira vez, porém, na reciclagem o curso pode ser feito a distância ou presencial. Após a conclusão do mesmo, é feita uma avaliação presencial para avaliar o aluno. Caso o aluno reprove pela primeira vez, ele poderá fazer uma segunda prova. Caso ainda não consiga um resultado satisfatório, deverá matricular-se para um novo curso de habilitação.

No curso, o aluno irá contar com quatro módulos específicos: Relacionamento interpessoal, Direção defensiva, Primeiros socorros e Legislação de trânsito. Entenda um pouco mais sobre cada um deles:

Relacionamento Interpessoal

Modo de se relacionar com todas as pessoas que estão em circulação diante de qualquer situação no trânsito. Refletir sobre o comportamento solidário no trânsito, como cidadão, sociedade e equipe. Indicar as responsabilidades do condutor sobre as demais pessoas em respeito às normas de trânsito.

Direção Defensiva

Aplicar as técnicas de direção defensiva em todos os momentos e situações. Auxiliar motoristas a dirigir com maior segurança, evitar possíveis riscos e situações incorretas. Indicar a melhor forma de agir diante de adversidades que ocorrem no trânsito para proteger a sua vida e a dos outros.

Primeiros Socorros

Ensina técnicas de primeiros socorros para qualquer situação no trânsito. Explica técnicas emergenciais de primeiros socorros e como o condutor deve agir diante de alguém acidentado.

Legislação de Trânsito

Explicação da legislação do Código de Trânsito Brasileiro e sua atuação. Informar ao condutor, as normas de circulação, conduta, sinalização, documentação, multas e penalidades.

O curso custa R$89,90 e para comprá-lo é só ir até a auto-escola mais próxima de você.

Deixe um comentário