Dez dicas para fazer um bom churrasco

Pode-se dizer que o churrasco foi inventando na pré-história, logo que o homem descobriu o fogo, mas a verdade é que ninguém sabe exatamente como e nem onde ele foi inventado, mas todos sabem o porque: ele é uma delícia. Vegetarianos que se prezem, mas churrasco é uma das refeições sagradas dos brasileiros.

Para fazer um bom churrasco, não é preciso seguir regras e não há grandes dificuldades. Apesar de algumas técnicas complexas terem sido desenvolvidas ao longo dos anos, não é preciso fugir do simples.

De qualquer forma, existem alguns truque e dicas que poderão deixar seu churrasco ainda mais gostoso. Gostou da ideia? Então confira as nossas 10 dicas de como fazer um bom churrasco.
1 – A primeira tarefa é na preparação da churrasqueira. Procure deixar o fogo estabilizado, sem fumaças ou labaredas em excesso. Assim a carne não pega um gosto indesejável.

2 – Jamais coloque uma carne congelada sobre a churrasqueira. Se a carne chegou a ser congelada, é imprescindível que ela seja descongelada antes de ser levada ao fogo. A mesma deve estar em temperatura ambiente.

3 – Ao colocar o sal sobre a carne, lembre-se que o mesmo não pode estar úmido. Jogue o sal sobre a carne e retire o excesso enquanto a carne estiver assando na churrasqueira.

4 – Apenas sal basta. Não há necessidade de colocar temperos diferentes na carne.

5 – Procure deixar o espeto à pelo menos 40cm do fogo. Se ficar muito perto a carne acaba ficando seca e sem sabor.

6 – Nunca jogue água sobre as labaredas. Isso pode acabar acendendo-as mais ainda.

7 – Caso queira abaixar a labareda, jogue um pouco de cinza por cima do fogo, ou areia.

8 – Tire a carne da churrasqueira sempre um pouco antes do “bom”, muitas vezes a carne já está assada por dentro, e se passar alguns minutos a mais na churrasqueira corre o risco de secar e ficar dura. Tire um pedaço, corte e veja como a mesma está internamente.

9 – Procure cortar em fatias finas. Isso aumenta o sabor da carne, e rende mais.

10 – Seja paciente. Cada carne, e cada corte tem seu respectivo tempo sobre o fogo. Não tente acelerar esse processo.
Pronto! Com todas as dicas anotadas, esse final de semana vai ter churasco dos bons.

Deixe um comentário