Dicas de como fazer seu currículo

Veja dicas incríveis para fazer um currículo de qualidade e conseguir sua tão sonhada vaga de emprego, clique e confira!

O Currículo (também chamado de curriculum vitae ) é algo extremamente importante para sua carreira, já que é a sua primeira e, muitas vezes, única chance de se mostrar suficientemente interessante para determinada empresa. É neste momento que o recrutador precisa que ele chame a atenção e cause impacto, para aquele possa lhe diferenciar dos outros profissionais que também enviaram o deles.

Exatamente por isto e porque os erros que geralmente são vistos nos currículos são muito similares, vamos dar algumas dicas de como fazer seu currículo de forma a se destacar da maioria, o que já é uma vantagem em um mercado competitivo como o nosso.

curriculo-vitae

Dicas para fazer seu currículo

As dicas podem parecer simples mas são extremamente úteis:

Não coloque currículo ou curriculum vitae no título do seu currículo: Simplesmente porque você não precisa ler muito de um currículo para entender exatamente do que se trata, e os selecionadores lidam com dezenas, às vezes centenas de currículos. Imagine o incômodo de ler sempre o mesmo título e mude esta realidade para eles. Você pode ter certeza que eles darão um pouco mais de atenção para as informações do seu currículo dessa forma.
Deixe seu currículo o mais fácil de compreender possível: Destacar os tópicos onde o selecionador pode encontrar as informações necessárias é também muito útil, pois ele não vai precisar ler todas as informações, que neste momento são irrelevantes, em busca de uma informação excludente como formação ou endereço. Use fontes de fácil leitura e de tamanho considerável para leitura, no mínimo fonte 12 no Word é suficiente, em caso de currículos muito extensos.
Seja breve, direto e sucinto: Quase uma continuação do item anterior, mas tão comum que mereceu seu próprio item. Muitos currículos colocam textos enormes nas qualificações e nas qualidades, o problema é que muitas vezes, especialmente quando existem muitos concorrentes para a mesma vaga, estes textos não são lidos. Se você realmente deseja que estes dados sejam levados em consideração, pense em colocá-los em listas, que podem ser lidas de forma rápida. Adapte este mesmo preceito para as experiências
Crie um objetivo profissional de impacto: Criar um objetivo que impressione e deixe o selecionador interessado em saber mais pode ser uma estratégia para ser convidado a mais entrevistas. Confira nosso post dedicado somente a este assunto aqui.
Revisão: Pode parece óbvio, mas muitos currículos aparecem com erros de digitação, ortografia e gramática. Em muitos casos, isto é exclusão direta, especialmente para áreas administrativas e relacionadas com qualquer tipo de escrita.
Linguagem: Se você não está se candidatando a uma empresa de comunicação que tenha pedido um texto informal para avaliar sua escrita fora do âmbito formal, mantenha a linguagem formal, sem gírias ou excesso de jargões de qualquer área. Isto pode se tornar uma exceção se, em qualquer momento, você acreditar que isto pode se tornar uma vantagem para você, e mesmo assim é um movimento ousado, que pode te custar uma vaga na empresa de seus sonhos.

Segundo estas dicas básicas você com certeza terá um currículo mais interessante para apresentar nas empresas e será chamado para mais entrevistas. Continue conosco para mais dicas de vagas, curso e muito mais!

Conclusão

No mundo atual, pouca gente dá a devida atenção ao seu currículo, e acaba perdendo sua vaga nesta etapa do processo seletivo, seja para um emprego, ou até mesmo para concursos públicos , quando ocorre a chamada prova de títulos onde o currículo é analisado. Espero que as dicas tenham sido úteis e que você consiga sua vaga.

Dúvidas e sugestões podem ser deixadas nos comentários ok ?

Deixe um comentário