Dicas de estudo para provas e concursos

Não anda recebendo a tão sonhada aprovação em concursos públicos? Talvez algo não esteja certo em seu método de estudo. Professores de cursinhos são taxativos: se não estudar da forma correta, não vai conseguir se sair bem na prova. Se você é concurseiro iniciante, temos algumas boas dicas que podem ser o diferencial para o próximo concurso público, que valem tanto para provas escolares como seus projetos de estudo universitário.

dicas para estudar para concursos

Bom material e atualizado é essencial – nem tudo o que está na net, como apostilas para concursos gratuitos, vale a pena servir como base para os seus estudos. As vezes é preciso investir um pouco do bolso para ter material de qualidade. Faça pesquisa, confira o ano de edição do material e compare com as notícias de atualizações do tema para saber se está diante

Estude ao menos duas horas por dia – estudos mostram que os primeiros 20 minutos de estudo servem apenas para a mente se concentrar. Estudando meia hora por dia, portanto, você não faz nada a não ser perder tempo. O ideal é 2h de estudo ao menos ou 4 horas, duas para cada matéria. Há quem foque mais ou menos, depende de sua disponibilidade.

Repita a leitura quantas vezes for necessário – ler por ler não adianta mesmo. Não adianta passar por 100 folhas de sua apostila se você não apreendeu o conteúdo. Há quem faça a si mesmo questionamentos orais do que acabou de ler ou repetir a mesma informação com outras palavras. Escolha o método, o importante é não ler apenas porque precisa acabar as folhas, mas ler para apreender o conhecimento.

Cochilar 5 minutos apenas ajuda – alguns personal coach indicam ter concentração total nos estudos e dormir não seria uma boa. Mas algumas pessoas estão cansadas, exausta de um dia de trabalho e para o cérebro, apenas 5 minutos de cochilo é o suficiente para manter a mente acordada e retomar a concentração. Se está exausto mentalmente, o melhor será mesmo descansar.

Revisão é essencial para apreender – uma forma de fixar ainda mais a matéria é revisar, e para isso você pode simplesmente reler suas anotações ou os pontos mais importantes a cada duas horas. Terminou um assunto? Releia com calma apenas os tópicos importantes e já terá um diferencial. No dia seguinte, após dormir (quando a matéria realmente fixa na mente), faça algumas questões e mostre que aprendeu mesmo o assunto. Resolver questões de concursos é outro segredo legal para fixar conteúdo e entender o nível e ritmo da prova.

Dê-se um dia de folga – o cérebro é uma máquina muito bem lubrificada, mas necessita de descanso como toda máquina para não quebrar por excesso de trabalho. Um dia de folga na semana é essencial para fornecer ao corpo o descanso necessário. Uma boa alimentação também é essencial, porque corpo saudável é crucial para estudos com sucesso. Praticar exercícios também ajuda a melhorar a sua disposição para os estudos, pois liberar hormônios essenciais para aumentar o ritmo do corpo.

Literaturas indicadas: 

– Como passar em concursos públicos, de William Douglas

– Dicas para passar em concursos públicos, de Alexandre Meirelles

Deixe um comentário