Dicas para contratar seguro de carro

Muita gente acha que seguro de carro é uma perda de dinheiro. Se você jamais bater o carro, realmente é um dinheiro que poderia ser investido em qualquer outra coisa, inclusive na melhoria do veículo. Mas como garantir que nada de ruim vai acontecer nas ruas? No caso de roubos e acidentes graves, você terá uma ampla cobertura ou até um carro novo. Mas antes de correr e contratar o serviço, é preciso pesquisar bem e avaliar alguns pontos importantes dos contratos de seguradoras para não ter dor de cabeça.

seguro de carroColoque o seguro em nome da esposa

Se você é casado, esta é uma boa dica para economizar no seguro de carro. Mulheres são estatisticamente comprovadas como causadoras de menos acidentes, por isso as seguradoras abaixam o valor. Você pode ser o segundo condutor do veículo, o que lhe garante uma cobertura em casos de cuidados médicos também. Mas cuidado: a mulher pode ter desconto com seguro em seu nome apenas se tiver um certo tempo de habilitação. No caso de uma permissão para dirigir, o valor fica mais alto porque ela não tem experiência.

Observe o valor da franquia

Em todo seguro de carro há um valor a ser pago para o conserto. Se for alto demais, melhor repensar o seguro ou buscar uma seguradora melhor. Muitas cobram um valor baixo de anuidade mas aumentam bastante a franquia. Tudo varia com o valor e estado do carro, logicamente. 

Busque experiências com amigos

Seguradores fazem de tudo para que você faça o seguro de carro com ela, mas podem não ter uma ampla cobertura. Pergunte a amigos e parentes como foi a cobertura e como foi o atendimento, se a espera foi longa em situações de risco ou se tiveram problemas para receber carro novo em caso de perda total. Uma pesquisa de mercado sempre é importante.

Veja quais as condições de perda total

Muitas seguradoras acabam causando dor de cabeça a seus clientes porque declaram que em certas perdas de veículo não podem dar outro automóvel. Por isso seria interessante avaliar cláusulas uma a uma que indicam quando ela deve pagar tudo. Se você sentir que há algo com margem para não pagamento, não faça.

Deixe um comentário