Dicas para Controlar a TPM

Neste artigo vamos falar mais um pouco sobre TPM , feita uma pesquisa pela (UNICAMP) Universidade Estadual de Campinas de 860 mulheres entrevistadas entre 18 e 35 anos, 80% tem ou já tiveram TPM.

A TPM pode trazer vários sintomas sintomas como irritabilidade, ansiedade, tristeza, angustia e podem até prejudicar a vida da mulher dependendo do nível em que ela se encontra e impossibilitando a mulher de levar uma vida normal. Existem tratamentos para esse tipo de TPM se esse for seu caso aconselho que procure um profissional para que seu quadro seja revertido e assim melhorando sua saúde.

É muito bom procurar as dicas de um profissional, vamos deixar algumas dicas para aliviar os sintomas da TPM.

1- Diminua o consumo de bebidas que contenham cafeína, como café, chás escuros e refrigerantes à base de cola. A cafeína aumenta a ansiedade e a irritabilidade.

2- Evite o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool pode provocar dor de cabeça e aumentar os sintomas de fadiga.

3- Diminua o consumo de sal e evite alimentos industrializados como temperos prontos e embutidos, que são ricos em sódio. Tanto o sal quanto o sódio provocam a retenção de líquidos no corpo, aumentando o inchaço.

4- Use e abuse de alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados (iogurte, queijo, etc) que contribuem para melhorar o humor e diminuir o inchaço.

5- Consuma bastante alimentos diuréticos, como melancia e abacaxi, que contribuem para eliminar líquidos do corpo, evitando o inchaço.

6- Consuma grãos: lentilha, feijão, grão-de-bico e ervilhas. Graças ao alto teor de carboidratos complexos e de proteínas, os grãos contribuem para aliviar os sintomas da TPM, além de regularem os níveis de açúcar no sangue, o que ajuda a estabilizar o humor e diminuir a ansiedade. E coma soja. Ela é uma poderosa fonte de estrogênio vegetal, excelente no combate dos sintomas.

7- Tome chá. Hortelã, prímula, folhas de pimenteira ou raiz de dente-de-leão fortalecem o útero e aliviam os sintomas.

8- Faça alguma atividade física, nem que seja uma simples caminhada.

9- Não marque compromissos importantes durante o período da TPM.

10- Afaste a depressão e o baixo astral: mesmo que não tenha nenhum compromisso, nada de ficar desarrumada e largada no sofá. Sentir-se bem arrumada colabora e muito para melhorar a autoestima.

Deixe um comentário