Dicas para dirigir com segurança

Dirigir é uma das atividades mais corriqueiras do brasileira. A maior parte não pode depender do transporte público, por isso faz uso do automóvel ou motocicleta para sair as ruas. Mas será que fazemos isso todos os dias de forma correta? Para isso existe a direção defensiva.

DSC02232

O que é direção defensiva?

Direção defensiva nada mais é que dirigir com prudência, segurança e assim evitar acidentes. E dirigir com segurança, ao contrário do que a maior parte das pessoas pensam, não é difícil. O primeiro passo para isso é tentar manter o carro ou moto em condições desejáveis e satisfatórias para responder ao motorista quando necessário. O que isso quer dizer? Fazer revisão anual e sempre ir ao mecânico ao menor sinal de falhas. Falhas devem ser notadas ao dia a dia, e motoristas mais experientes vão sentir quando seu carro está com problemas.

Os componentes do carro ou moto de segurança devem estar sempre em ordem, tanto pela segurança do condutor como por necessidade do Código de Trânsito Brasileiro. Um veículo sem os equipamentos de segurança não conseguirá passar na vistoria, e também não vai conseguir andar na rua com tudo o que é necessário.

Medo-de-Dirigir-o-Que-Fazer

Obedecer os limites de velocidade é importante. A velocidade de cada via permitida varia de acordo com a segurança que ela possui. Estradas permitem um máximo de 110 km/h. Já em vias locais, mesmo sem sinalização, os veículos devem transitar em 40 km/h. Parar antes de entrar em uma rua também é importante, bem como respeitar as ultrapassagens para assim evitar riscos desnecessários.

Em condições adversas como chuva, vento, lama e luminosidade escassa, o motorista deve sempre ficar mais atento, diminuir a velocidade e ligar os faróis para melhorar a sua visibilidade. Também pode ser necessário encostar o carro se houver problemas na via ou em caso de chuva forte, dificultando o trânsito. 

Deixe um comentário