Dicas para o concurso INSS

Com vagas esperadas para o nível médio, o INSS é um dos concursos públicos mais esperados de 2015. Houve projetos de ser aberto em 2014, mas infelizmente houve atrasos nas autorizações para abertura de vagas e por enquanto ainda está em andamento  a autorização. A concorrência deve ser a maior dentre os concursos 2015, por isso espere ao menos 1.500 pessoas por vaga. O certame é nacional e muitos já começaram seus estudos quando os cursinhos abriram vaga em 2014. Começar a preparação antecipadamente é o mais indicado.

concurso inss

Dicas de estudo para o concurso INSS

Comece por Direito Previdenciário – por que? Porque é sempre o maior conteúdo da prova e por isso o concurseiro deve dominar. Também é uma disciplina nova para muita gente, e ter na ponta da língua é crucial para conseguir a tão desejada aprovação. A disciplina também é repleta de detalhes importantes e quando o edital sair, você estará apenas revisando, bem a frente de muitos concorrentes preguiçosos.

Estude ao menos quatro horas por dia – especialistas indicam um estudo mais amplo apenas próximo da prova, com edital já publicado. Antes disso não adianta correr muito porque o certame ainda vai demorar a ter edital publicado e ir devagar demais não garante a fixação do conteúdo. Vá em um meio termo, dedicação de segunda a sexta ou até o sábado com um dia de descanso mental para fazer o que quiser.

Atenção às atualizações das leis – vale tudo até o dia da publicação do edital. Então tudo o que mudar nas leis em direito administrativo e previdenciário ao longo dos próximos meses pode ser cobrado. E bancas de concurso amam novidades para saber se seu estudante está atento às notícias do mundo e o que se passa em seu dia a dia. Fique ligado em seu material de estudo mas também nas notícias dos grandes jornais.

Informática é sempre um diferencial – a maior parte dos concurseiros esnoba a disciplina por acreditar que sabem usar um computador e isso é o suficiente para a sua aprovação. Grande engano. As questões mais complicadas podem estar nesta disciplina, em especial se você jamais estudou a teoria.

Resolva exercícios – saber o conteúdo não é a mesma coisa que saber resolver as questões. Isso te dá uma ideia do estilo da banca, como as perguntas vão vir e saber identificar pegadinhas em enunciados. Atenção especial em alternativas com as palavras “apenas”, “somente” e “exclusiva”. As bancas adoram colocar essas pegadinhas restringindo opções. Resolver provas anteriores é o ideal, mas você pode selecionar por disciplina em diversos sites gratuitos legais como QuestesdeConcursos.com.br, ACasadasQuestoes.com.br, dentre outros. O site PCI Concursos também permite elaborar simulados de graça.

Revise ao menos uma vez por semana – quanto mais cedo você começar os estudos melhor, mas demorar muito a rever o conteúdo é certeza de não gravar. Logo, revise. Não é preciso rever a aula toda, mas ao menos as anotações é uma forma melhor de fixar. Leia em voz alta se isso te ajuda e ao resolver os exercícios, volte às anotações mais uma vez. Encontre outros métodos para te ajudar a aprender melhor.

Deixe um comentário