Dicas para regular o sono

Vai precisar acordar cedo e não consegue? Regular o sono é a melhor forma, mas não adianta fazer isso de véspera. O grande erro da maior parte das pessoas é tentar acordar cedo no outro dia tentando dormir cedo, sem qualquer sono. Se sua mente está alerta, o sono não vai vir e você está apenas perdendo tempo em busca de ajustar seu horário de soneca. 

regular o sono

Truque simples: vire uma noite

Não é saudável fazer isso se for para trabalhar, mas se você quer escolher a hora para dormir, vire um dia. Esta é a melhor forma de fazer isso. Você deve se preparar desta forma em um fim de semana ou em um dia que não for trabalhar, pois não dormir vai te deixar completamente improdutivo.

Tente passar a noite acordado como você geralmente faria mas, na hora de dormir, estique até o outro dia ao menos as 22h. Com isso você deve acordar cedo no dia seguinte. No próximo dia deve sentir sono as 22h novamente ou próximo disso, então deite. Pronto! Pode ser difícil nos primeiros dois dias, mas com o tempos eu sono vai ficar totalmente regulado para o horário o qual deseja.

Coma alimentos que induzam ao sono

Se você quer dormir cedo para alguma prova ou algo em específico que necessite acordar cedo, alimente seu corpo com coisas que te dão sono como suco de maracujá, chá, ervas medicinais, um copo de leite. Tente não fazer nenhuma atividade física também próximo ao horário de dormir, ou seu plano de ficar sonolento vai por água abaixo.

Canse a visão lendo

Leitura dá sono porque ela induz seu corpo a movimentar o cérebro em um horário incomum. Comece um livro de leitura difícil antes de dormir e que você não curta muito e seu cérebro deve entrar em estado de sonolência. Depois é só fechar a obra e ir dormir.

5 Comentários

  1. Jonathan Oliveira says:

    Olá!
    Sou psiquiatra e devo dizer que, apesar da boa intenção desse post, percebe-se que ele foi feito por alguém que não domina totalmente o assunto.
    São quase 20 anos de trabalho e é de conhecimento de nós profissionais da área que a “técnica” de “passar a noite em claro” não funciona.
    Pode parecer lógico para um leigo, que passando mais tempo acordado – no caso de virar a noite – trará sono na noite seguinte. Entretanto o nosso organismo, como forma de defesa, acelera seu metabolismo para manter-se acordado.
    Sendo assim, esse método acaba prejudicando ainda mais quem quer regular seu sono.
    Seria mais ou menos a mesma cosia que praticar atividade física logo antes de dormir.
    Tirando isso, o restante do post é, de certa forma, válido.

    Abraços

  2. Equipe says:

    Obrigada pelo comentário e boa sorte, Alê!

  3. Obrigado! Achei as dicas muito válidas.
    Confesso que alimentos como suco de maracujá não resolvem pra mim. E ler estimula meu cérebro. Me resta tentar virar uma noite. O bom é que eu já tive essa ideia por conta própria, de virar um dia completo e segurar meu sono para o horário certo. Então foi ótimo encontrar essa dica aqui, que fortaleceu o que eu estava pensando. Tentarei. 😉

  4. Primeira possível lição. says:

    Veja aí

  5. Israel says:

    seguir as dicas ao pé da letra,e adivinhe só deu super certo. obrigado pela dica de ouro.

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