Dinâmica de grupo – saiba como se destacar

Nos dias de hoje, com a alta competitividade, entrar no mercado de trabalho não é uma tarefa nada fácil.

Muitos são os obstáculos e desafios que os candidatos se deparam. O processo seletivo está cada vez mais acirrado, e muitas são as técnicas utilizadas pelos recrutadores.

A maioria dos estudantes tem mais receio e não sabem como se portar, muito menos o que fazer, em uma dinâmica de grupo, processo atualmente muito utilizado por empresas na primeira fase do procedimento para preenchimento de vagas.

Mas afinal, como se destacar em uma dinâmica de grupo “sem enfiar os pés pelas mãos”?

A primeira coisa é a postura, vestimenta, e a interação do candidato com o grupo. Como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica” então escolha muito bem a sua roupa, cuidado com a postura, evite gírias e não seja muito tímido, mas também não atropele os outros, mantenha-se calmo, sério e focado.

Tanto a maneira como o candidato se expressa falando, quanto sua redação escrita são muito importantes, esteja atento a isso, erro de ortografia e gramática são sinônimos de desclassificação.

O marketing pessoas também é de extrema importância, o que o candidato vai falar sobre ele. Pensar em suas qualidades e desenvolver um pequeno texto de apresentação pode ajudar bastante na hora H.

Pontualidade também conta pontos no processo seletivo, se possível o candidato deve chegar com 5 à 10 minutos de antecedência, não mais do que isso, pois pode parecer ansiedade.

Sempre procure saber sobre a empresa para qual você vai prestar a dinâmica, uma boa dica é pesquisar o site da organização, isto pode ajudar muito na hora de elaborar respostas.

E fora isso, se não for escolhido, não desanime, não se trata de você não ser bom o bastante, simplesmente pode ser que aquela vaga não estava adequada ao seu perfil.

Boa sorte.

Obs: Foto de Jovens durante dinâmica de processo seletivo para rede varejista (Foto: Mariana Oliveira / G1)

Deixe um comentário