Dormir emagrece ou engorda?

Todo mundo tem aqueles quilinhos que gostaria muito de perder, não é mesmo? Umas gordurinhas aqui, uns pneuzinhos ali, sempre tem alguma parte do seu corpo que você está infeliz, mas por outro lado também existem aquelas pessoas que gostariam de ganhar alguns quilinhos para elas não se sentirem tão magras. Algumas pessoas por aí dizem que quem dorme bastante acaba perdendo peso, já outras dizem que é exatamente o contrário, quem dorme muito acaba ganhando peso, mas afinal, dormir emagrece ou engorda?

As pessoas que dizem que quem dorme mais tende a perder peso afirmam que o tempo que você gasta dormindo é o tempo que você estaria usando comendo e/ou sentir fome, mas não é bem assim que funciona. Tudo o que você come gera calorias, quando você está dormindo essas calorias não são queimadas, elas ficam no seu organismo até que você as queime se movimentando com as tarefas do seu dia-a-dia. Além disso, as taxa de metabolismo do indivíduo também desacelera durante o sono, isso faz com que você ganhe mais alguns quilinhos.

Estão enganadas também as pessoas que dizem que dormir menos emagrece, o que as pessoas geralmente não sabem é que dormir pouco leva a uma alteração no sistema endócrino, sistema esse que age no controle do gasto de calorias e do apetite, fazendo a pessoa a ingerir uma maior quantidade de alimentos durante o dia, que por resultado a faz engordar.

Então a resposta para a pergunta “Dormir emagrece ou engorda?” é: o ato de dormir não faz com que a pessoa emagreça, dormir faz com que a pessoa gaste o tempo que ela estaria comendo dormindo, mas as calorias ingeridas durando o período em que o indivíduo estava acordado não serão queimadas se ele estiver dormindo, ou seja, você estará trocando seis por meia dúzia. O melhor jeito de você perder peso é fazendo exercícios físicos, praticando esportes e mantendo uma alimentação equilibrada. Já você que quer ganhar peso é recomendado que você vá até um nutricionista para resolver o seu problema, não saia comendo tudo o que você ver pela frente, ganhe peso com saúde.

Deixe um comentário