É seguro tomar vacina contra a gripe durante a gravidez?

Sim, é seguro tomar uma vacina contra a gripe durante a gravidez. Na verdade, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam a vacina contra a gripe para quem está grávida durante a temporada de gripe, normalmente entre o início de abril até o final de setembro no Brasil.

A vacina contra a gripe durante a gravidez pode ajudar a prevenir complicações que a doença poderia causar. A gravidez coloca pressão extra sobre o coração e os pulmões. A gravidez também pode afetar o sistema imunológico. Estes fatores aumentam o risco da futura mamãe ficar gravemente doente. A vacina contra a gripe também evita potenciais problemas de gravidez devido a uma gripe, como o risco de aborto, parto prematuro e baixo peso ao nascer. 

vacina na gravidez

O medicamento quando ministrado na mãe também protege também o bebê após o nascimento. Crianças estão em maior risco de desenvolver gripes graves, mas as vacinas contra a gripe na  infância não podem começar a ser ministradas até que o bebê tenha seis meses de idade. Se a mamãe tomar uma vacina contra a gripe durante a gravidez, no entanto, os anticorpos que a mãe desenvolver vão passar através da placenta para ajudar a proteger o bebê também. 

vacina na gravidez

A vacina contra a gripe é feita a partir de um vírus inativado, por isso é seguro para a mãe e o bebê em qualquer fase da gravidez. A vacina de spray nasal é feita a partir de um vírus vivo, o que a torna menos adequada durante a gravidez ou enquanto se está tentando engravidar.

Se você é alérgica a ovos, verifique com seu médico antes de receber a vacina contra a gripe. A vacina contra a gripe contém pequenas quantidades de proteína do ovo. Se você tem uma alergia a ovo ou sensibilidade, provavelmente pode receber a vacina contra a gripe, mas talvez seja necessário tomar precauções especiais, tais como aguardar no consultório médico por pelo menos 30 minutos após a vacinação para o caso de uma reação. 

Deixe um comentário