Evite dores nas costas com exercícios diários simples

Que atire a primeira pedra quem nunca ficou sentado o dia inteiro em frente ao computador, no trabalho, e saiu de lá morrendo de dor nas costas. Eventuais dores nas costas podem se agravar, tornando-se doenças, enfraquecendo músculos, e formando barriga abaixo do umbigo.

Segundo especialistas “A má postura cria uma pequena barriga abaixo do umbigo, pois provoca a perda do tônus muscular na região”, disse o fisioterapeuta Oldack Barros. Sentar e andar com a postura correta é uma das formas de evitar as dores, e a barriguinha. Além de ser esteticamente bem mais bonito. Os médicos alertam que como o abdômem é um músculo que precisa de contração e fortalecimento, e quando a pessoa está com ao coluna ereta obriga a contração da barriga. Já quem costuma ficar com os ombros para a frente salientam a barriga, ainda mais se a calça que estiver usando for de cós baixo.

Outro problema postural é o olhar, quem costuma ficar muito no computador acaba com a linha do olhar sempre muito pra baixo. O correto é manter os olhos numa linha que vai do ouvido até o nariz, com o olha na horizontal. Quem sofre com esse tipo de problema, geralmente sente dores muito fortes no pescoço.

Veja abaixo alguns dos problemas mais comuns, e algumas formas de corrigí-los:

Na hora de dormir
É raro alguém pensar que enquanto dorme pode estar machucando suas costas, mas a escolha do colchão adequado é essencial para evitar as dores. Ainda que os músculos estejam relaxados e que você não esteja pegando peso, esse pode ser o motivo de você acordar com aquela rigidez nas costas. Procure escolher um colchão que não seja muito mole, quanto mais duro o colchão, menor será o trauma para suas costas.

No trabalho
Durante a semana, você costuma passar mais dentro dentro do escritório, do que dentro da sua própria casa, e mesmo assim não se importa com a maneira que se senta na cadeira de lá. Procure manter sua coluna sempre ereta, e o olhar na horizontal, como explicamos acima. Se você trabalha com computador, deixe os braços sempre apoiados na mesa, minimizando o esforço dos músculos.

Na academia
Suas costas começam a doer, e você para de ir para a academia, e de se exercitar. Mas isso fará com que elas fiquem ainda mais fragéis, e você vai machucá-las mais facilmente. Se está com dores, procure continuar fazendo exercicíos fisícos, e consulte seu personal, de forma que você irá lubrificar as juntas e deixá-las soltas.

Ao longo do dia
Quanto mais você puder fazer isso, faça. Alongue suas costas ao longo do dia, evitando lesões. Quando suas costas ficam muito enrijecidas é mais fácil distender um músculo, por isso, procure se alongar sempre que se levantar da cadeira, ao levantar pela manhã, enfim, sempre que puder.

Finalizando, você sabia que o estresse pode causar dores musculares? Se você estiver estressado, essa tensão acaba indo na parte superior das costas, próximo ao ombro, e qualquer coisa será motivo para uma lesão lombar. Evite o estresse do dia, procure se manter relaxado, fazer exercicíos fisícos pode ser uma solução.

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