Exercícios durante a gravidez

Exercícios físicos são práticas muito importantes durante toda nossa vida. Porque durante a gravidez seria diferente? Obviamente, os exercícios fazem muito bem a saúde tanto da mãe quanto do bebê. Entre esses benefícios estão a melhora do condicionamento físico, diminuição das complicações obstétricas, maior controle do ganho de peso da gestante, atuação no estado psicológico e social e diminuição da pressão e estresse.
Os ginecologistas afirmam que exercícios físicos são muito importantes nessa fase, porém é necessário que a gestante tome alguns cuidados como usar roupas leves, evitar altas temperaturas e beber muita água para hidratar.
Alguns especialistas afirmam que as melhores atividades são as aquáticas, como natação e hidroginástica por evitar as forças gravitacionais, melhorar dores lombares e o inchaço.
Apesar de muito saudável a gestante precisa antes ter a liberação de um médico, e acompanhamento de um profissional da área, pois as atividades variam de acordo com o mês de gestação.
Para mulheres que nunca praticaram atividades físicas devem iniciar com exercícios de baixo risco. Apesar dos grandes benefícios essa prática pode ser contra indicada em alguns casos específicos como por exemplo mulheres com doenças cardíacas, gravidez múltipla, feto com crescimento inadequado, parto prematuro, entre outras.

Deixe um comentário