Folclore Brasileiro – histórias e lendas

Que o folclore brasileiro é muito rico isso todo mundo já sabe, mas muitas pessoas ainda não conhecem as histórias e lendas por trás de personagens tão divertidos e interessantes como o Saci-Pererê, Caipora, Curupira, Boi Tata, entre vários outros que nos encantaram quando eramos crianças e nos fascinam até hoje. Essas lendas e histórias na maioria das vezes são criadas pela própria população para explicar algum fenômeno que elas não entenderam ou apenas para entreter as crianças. Um detalhe muito importante é que o dia do folclores é comemorado aqui no Brasil no dia 22 de agosto.

O folclore brasileiro desde sempre foi muito contado para as pessoas e por isso foi passado de geração em geração, muitas vezes modificando a história com o passar do tempo. Estudiosos muitas vezes dizem que as histórias folclóricas contadas para as crianças hoje em dia não eram histórias para crianças a algum tempo atrás. Veja algumas lendas do nosso folclore:

Saci-Pererê
Para quem não sabe, o saci-pererê é menino negrinho de uma perna só. Ele anda sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que dizem lhe dá poderes mágicos. Se passa-tempo preferido é aprontar travessuras, como espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas, e muitas outras artes de moleque.

Mula-sem-cabeça
Essa lenda é originaria de regiões do interior, ela conta a história de uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada em uma espécie de um cavalo que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Curupira
O curupira é um ser considerado o protetor das matas e dos animais da floresta. O curupira é um homenzinho com cabelos compridos e vermelhos e, ele tem os pés virados para trás para despistar os caçadores e pessoas que querem prejudicar a floresta. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas dizem que é obra do curupira.

Lobisomem
A lenda do lobisomem é uma das lendas mais famosas e mais contadas por todo o mundo, ela diz  que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua, mas conseguiu sobreviver, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Muito feroz, o lobisomem ataca todos que cruzam o seu caminho. Dizem que somente um tiro de bala de prata em seu coração pode matar um lobisomem.

Um comentário

Deixe um comentário