GPS – Como funciona

Nos dias de hoje  o mundo é movimentado pela tecnologia, isso não é segredo pra ninguém. Desde pagar uma conta até marcar uma consulta no médico, estamos rodeados pela tecnologia. Mas um fato que também não é segredo é que toda essa tecnologia veio para facilitar nossas vidas. Uma das tecnologias que vem facilitando muito a vida de muitas pessoas ao redor do mundo é o GPS. Para quem ainda não conhece muito bem essa tecnologia neste artigo vamos explicar um pouco como funciona.

O GPS (Global Psitioning System, ou traduzido para o português Sistema de Posicionamento Global) é um aparelho que tem como finalidade de mapear a área onde você está, achar sua posição exata e se necessário usar sua inteligência artificial para montar uma rota que te leve a algum destino ou endereço. Essa é uma das invenções que mais facilitou pessoas que tem o costume de andar muito tanto de a pé quanto de carro, em locais onde não conhece muito bem.

Mas agora, como este aparelho consegue ser tão preciso? A resposta desta pergunta é simples. Satélites. Movidos a luz solar, os satélites orbitam a terra. Os Satélites são posicionados de uma maneira que faz com que o receptor, que no caso é o GPS esteja visível a pelo menos 4 satélite, o que ocorre em todo lugar do mundo afim de aumentar a precisão do aparelho. Desta forma ele é capaz de atualizar o GPS de acordo com o percurso e o local em que se encontra. Essa atualização é feita na velocidade a luz, o que da a capacidade do GPS acompanhar o percurso em tempo real.

Essa tecnologia está disponível em todo o mundo, e esse tipo de aparelho já está em um preço bem acessível ao consumidor. Além disso alguns aparelhos celulares estão vindo com o sistema de GPS embutido. É uma ótima ferramenta e que costuma ser muito útil.

Deixe um comentário