História e informações da Johnnie Walker

A famosa marca de whisky Jhonnie Walker tem uma história muito curiosa de perseverança e de superação. John Walker (fundador da marca) perdeu seu pai aos 15 anos, que deixou a fazenda da família para o garoto.

Todos diziam que ele era muito jovem para cuidar da fazenda sozinho, o que não o impediu de vender a propriedade e abrir uma pequena mercearia. Começou vendendo de tudo e para complementar a renda, John começou a produzir whisky em uma destilaria improvisada.

Os clientes gostaram da bebida que ganhou o nome de Johnnie Walker, apelido de John. Em 1852 uma enchente destruiu a mercearia de Walker, e seus filhos Alexander e George o convenceram a abandonar a mercearia e firmar na produção de whisky, que seria um negocio muito mais lucrativo. Eles tinham uma estratégia clássica: investir em aprimoramento do produto e em uma ótima publicidade.

Após dez anos de pesquisa eles criaram o Walker Old Highland Whisky uma combinação de 40 tipos de maltes escoceses , mais leve que as bebidas da época. A bebida era envelhecida por 12 anos em barris e alcançava apenas um público que podia pagar por todo esse investimento.

O sucesso da bebida que seria correspondente ao Black Label, fez com que os irmãos Walker se interessassem por uma clientela mais ampla, o que o inicio do século XX levou eles a produzir um whisky mais simples, com custo de produção mais baixo, mas com a mesma qualidade.

Foi o surgimento do Red Label, envelhecido por 8 anos. Já nessa época o filho de Alexander estava assumindo os negócios da família e contribuiu muito com o desenvolvimento da nova versão do produto.

Os Walker possuíam um ótimo produto, mas o que fez com que ganhasse tanta fama foi a propaganda, começando pela diferenciação do produto. No lançamento do Black Label foi introduzida uma garrafa quadrada que teria um rótulo inclinado a 24 graus e não reto como os outros whisky.

Mais tarde, acompanhando o red label, surgiu o simbolo da marca, o Striding Man. A ideia era esboçar um homem andando impetuosamente. Na primeira versão o desenho esboçava um cavahleiro muito bem vestido, afim de associar a marca a pessoas ricas e alto poder aquisitivo.

Por incrível que pareça o slogan Keep Walking surgiu apenas no ano de 2000, com propaganda que sempre estimula a perseverança, mas antes o slogan fazia uma simples menção a idade do whisky (Born 1820 – still going strong).

Veja algumas curiosidades que realmente mostra um exemplo de perseverança:

1 – A Johnnie Walker foi responsável por popularizar o uísque que bebemos hoje. A bebida original escocesa era muito forte e não costumava agradar o gosto de pessoas de outros lugares.

2 – Os rótulos mais conhecidos da empresa são o Red Label (8 anos), Black Label (12 anos), Green Label (15 anos), Gold Label (entre 15 e 18 anos) Blue Label (não declarado, no entanto certamente mais de 21 anos).

3 – As diferença nas cores dos rótulos também faz parte da boa estratégia de marketing da empresa. Essa busca pela diferenciação fez da Johnnie Walker a companhia que mais vende uísque no mundo.

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