Informações sobre o Alistamento no Exército Brasileiro

Todo jovem brasileiro do sexo masculino, que está completando 18 anos tem como obrigação fazer o alistamento no Exército Brasileiro, e isso também vale para aqueles que estiverem residindo no exterior do país. Porém nem todo o jovem é bem instruído na hora de se alistar, e alguns chegam a perder o alistamento, não podendo nem ter um trabalho registrado na carteira de trabalho. Mas para evitar isso, a equipe do Mundo da Notícia traz para vocês algumas informações que são muito importantes na hora de se alistar nas forças armadas.

Primeiramente você deve se alistar no período de 1º de janeiro até 30 de abril do ano em que o jovem completa 18 anos, e se realizar este procedimento assim, você estará agilizando o processo de regularização da sua situação militar. Você deve se alistar no município onde mora, procure a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima a sua residência, mas lembre-se, a JSM é um orgão da prefeitura, e não um órgão do exército. Caso resida no exterior, compareça no Consulado ou na Embaixada do Brasil.

Ao se apresentar na Junta Militar, o cidadão deve apresentar os seguintes documentos:

* Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade original.

* Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para os brasileiros naturalizados ou por opção).

* Registro de Emancipação (no caso dos índios).

* 2 (duas) fotos 3×4 (sem data e recente).

* Comprovante de Residência (conta de luz ou água, etc…).

Caso você tenha curiosidade de saber, antes de ser convocado você passa por uma Comissão de Seleção que irá avaliar se os alistados estão dispostos ao serviço militar. Como diz a lei, todos os brasileiro tem como dever obrigatório prestar o Serviço Militar, mas pode ocorrer um adiamento caso o alistado estiver cursando a faculdade nos cursos de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária. Para as demais áreas existe o Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (OFOR).

3 Comentários

  1. José Herculis Barbosa Da Silva says:

    Eu sou do Abrigo e tenho um sonho muinto grande de servi o Exercito Brasileiro e fica por toda aminha vida.
    Mais eu tenho uma duvida mesmo eu tendo passado por abrigo eu tenho possebilidade de engreçar no Excercito.

  2. FRANCISCO says:

    O EXERCITO BRASILEIRO E MELHOR QUE A MARINHA

  3. francival says:

    oi eu tenho uma duvida que a anos mim encomoda, ao mim apresentar no exercito o medico do mesmo ao examinarme não percebeu que em minha mão direita faltava o dedo indicador e assim falou que eu ia servi. só então eu mostrei minha mão e visto ele mim dispensou. aqui vai a minha duvida. em que categoria eu mim encaixo; exesso de contingente ou de deficiente fisico.

Deixe um comentário