Maquiagem pode fazer mal às crianças

Você pode até achar lindo a mania das crianças surgirem maquiadas. Uma vez ou outra tudo bem, mas tornar a maquiagem nas crianças um hábito não faz bem para a saúde. Ao menos é o que informa o último estudo divulgado da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

crianca-make

 

O uso de itens de maquiagem básicos como batom, esmalte, blush e outros a serem usados no rosto não devem ser aplicados no rosto de crianças. Segundo pesquisadores, isso acabaria fazendo mal aos pequenos em diversos pontos. A pele das crianças ainda não é completamente formada, e por isso suas defesas são mínimas contra os agentes nocivos dos produtos. Isso poderia causar problemas como dermatites e alergias que podem permanecer para o resto da vida. As chances em crianças de desenvolverem problemas de pele por conta do uso da maquiagem é muito maior que nos adultos.

O trato com os cabelos em crianças também foi avaliado por especialistas brasileiros e os resultados não são bons. Os especialistas informam que alisar, tratar ou mesmo apenas “retirar o volume dos cabelos” envolve uma química a qual a fibra capilar da criança ainda não está preparada para receber. Logo, podem surgir problemas de saúde por este uso e mal desenvolvimento dos cabelos com o passar dos anos.

Menina-se-maquiando

 

O mais indicado é que o uso tanto de produtos aplicados à pele como no cabelo seja feito a partir dos 15 anos. Como as crianças podem não resistir a uma espera tão prolongada, pode-se evitar ao menos a menor quantidade de danos como o uso de maquiagem anti alérgica e sem o compartilhamento de itens para os adultos. Também deve-se evitar ao máximo tratamento capilar aos menores de idade, mesmo com produtos fracos, para que a fibra capilar possa se desenvolver completamente e chegar a maturidade de forma saudável. 

 

 

Deixe um comentário