Narguillé – Riscos e informações

Original do Oriente, o narguillé é uma espécie de cachimbo de água e essências variadas feito para fumar. De uns tempos para cá o narguillé veio se espalhando pelo mundo e hoje já é febre entre jovens e adultos, podendo ter algumas diferenças no formato e no funcionamento, mas o princípio é o mesmo. O narguillé é dividido em 4 partes, elas são:

  • Base – peça central do narguillé, é onde se coloca a água;
  • Corpo – peça que sustenta o fornilho e é presa a base;
  • Fornilho – peça onde coloca-se o tabaco e por cima o carvão em brasa;
  • Abafador – peça que protege o carvão em brasa do vento;
  • Mangueira – é por onde se aspira a fumaça.

Muitas pessoas acreditam que a utilização do narguillé é prejudicial a saúde. O narguillé virou mania entre jovens e adolescentes, uma pesquisa realizada pela secretaria de saúde constatou que 37% dos jovens entre 18 e 25 anos fazem uso do equipamento.

Quais são os riscos que o narguillé pode oferecer a saúde os usuários?

  1. Foi constatado que apenas 50 tragadas são suficientes para que a pessoa vicie, isso ocorre devido a nicotina, a substância causa sensação de bem-estar, o que favorece o vicio.
  2. Uma sessão de narguillé de 20 minutos corresponde ao equivalente de 100 a 200 cigarros;
  3. Pode causar câncer de pulmão;
  4. Favorece várias doenças, como doenças cardíacas, tuberculose, herpes, hepatite, etc;
  5. Pode causar câncer de boca.

Qual é o maior mito sobre o narguillé?

Muitas pessoas dizem que a água contida no narguillé ajuda a filtrar as impurezas da fumaça, isso não é verdade. Na verdade, a presença de água no narguillé faz com que a pessoa aspire mais fumaça, ou seja, aspira mais toxinas.

É sempre bom lembrar que a venda de narguillé para menores de idade é crime, portanto se você tem uma loja que venda esse tipo de produto fique de olho.

Deixe um comentário