Novo Padrão de Tomadas é Obrigatório

O que é esse tal de novo padrão de tomadas?

Para quem não sabe as regras para os aparelhos eletrônicos que precisam ser conectados em tomadas mudou, os plugues das tomadas devem ter dois ou três pinos redondos como receptores de energia. Essa nova regra é está sendo implantada aqui no Brasil a algum tempo, desde 2000 as empresas já estão se adequando a esse novo padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas que foi desenvolvido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Que diferença faz esse novo padrão de tomadas?

Esse terceiro pino que foi implantado nas tomadas funciona como fio terra e vai estar presente em aparelhos, como geladeiras, máquina de lavar e micro-ondas por apresentarem alto risco de choques quem estão em curto circuito. Segundo o Inmetro, o modelo do novo padrão de tomadas foi desenvolvido pela ABNT, e por isso obedece todos os critérios segurança, adaptabilidade e custo que esse tipo de acessório dos aparelhos eletrônicos pode ter.

Já é obrigatório esse novo padrão de tomadas?

Sim, já é obrigatório para os produtos que estão saindo das fábricas desde o dia 1 de julho de 2011.

E o preço dos aparelhos eletrônicos, vão subir?

Essa nova exigência não deve pesar muito no bolso do consumidor, pois cerca de  a 80% dos aparelhos elétricos atuais já se usavam a esse novo modelo de tomadas. O esperado é que os preços dos produtos até diminuam, pois com esse novo padrão de tomadas as empresas não terão que usar vários equipamentos e máquinas para fabricar os variados tipos de plugues e tomadas que existem para cada produto.


Deixe um comentário