O que a smarth TV tem a oferecer ao usuário?

Nos últimos anos observamos a chegada das televisões 3D as lojas além das telas de alta resolução. Porém, a inovação que realmente ainda vai dar muito o que falar é a chamada smart TV, uma televisão interativa que tem acesso a internet e na qual você pode ter aplicativos.

Como toda novidade é claro que as smart TVs chegam causando algumas dúvidas nos consumidores de primeira viagem. Esses aparelhos oferecem acesso a internet da sua sala, entretanto você ainda irá precisar do computador para realizar algumas tarefas, o seu smartphone também não perde a utilidade.

Vantagens das Smart TVs

A principal vantagem que um modelo de televisão interativa oferece é a possibilidade de fazer ligações pelo Skype ou mesmo acessar a sua conta no Facebook ou Instagram. Quem gosta de assistir a filmes e séries online ganha uma imagem de mais qualidade e maior. É possível usar essa TV para o que você mais gosta individualmente assim como para o que você mais gosta de fazer em família.

Os modelos de televisões interativas ainda contam com aplicativos de entretenimento e serviços. Você poderá acessar o seu internet banking pela TV, fazer compras de passagens aéreas e produtos, além de selecionar músicas online para ouvir, ler os seus e-mails, pedir o jantar e fazer as coisas que antes fazia no seu smartphone ou tablet.

Uma Coisa Não Substitui a Outra

É válido ressaltar que a TV interativa não tem como objetivo substituir os computadores, smartphones ou tablets. Por exemplo, nessa TV você não consegue criar planilhas ou gráficos. Além disso, o smartphone te permite levar a internet para todos os lugares para onde for.

A ideia é que o usuário tenha um novo recurso na TV, ou seja, a internet serve para tornar o uso da TV mais prático e com mais ferramentas. Lembre-se também que antes de ser um dispositivo para acessar a internet a smart TV é uma televisão na qual você irá querer assistir aos jogos de futebol do seu time, a novela, filmes e afins.

Fatores a Considerar Antes de Comprar Uma Smart TV

Para começar é importante ter certeza que você realmente deseja ter uma smart TV, ou seja, que ela irá agregar algo para o seu dia a dia e não ser uma compra somente porque está na moda. Se você achar necessário ter uma tela grande para usar redes sociais, assistir a filmes online, usar aplicativos, acessar sites entre outros pode considerar fazer essa compra.

Tamanho

Tomada a decisão de comprar uma smart TV é importante considerar como primeiro fator a ser levado em conta o tamanho da tela. Pense no tamanho da sua sala, assim poderá saber se a TV vai ser funcional. Uma TV muito grande num lugar muito pequeno não fica legal e vice-versa.

Tecnologia e Design

Pense também sobre a tecnologia de tela que você deseja para a sua smart TV. Dentre as possibilidades estão 3D, LED, Plasma e LCD. Tenha uma ideia ainda do design de tela que deseja, ou seja, se prefere uma tela fina, ultrafina que tenha ou não moldura. A resolução é outro fator relevante, pode ser HD-Ready, Full HD ou UltraHD.

Conexão Com Internet

O tipo de conexão com a internet da TV é algo que deve ser observado com calma. Por exemplo, os modelos de TV que são mais antigos precisam de um cabo de rede para se conectar enquanto que um modelo mais novo já vem com receptores Wi-Fi externos ou mesmo embutidos.

Os fabricantes desse tipo de TV têm a sua própria plataforma de navegação na internet sendo que alguns têm restrições quanto ao acesso de determinados sites e aplicativos. Alguns modelos oferecem acesso livre a sites e também para baixar os seus apps.

Itens Extras

Vale considerar ainda os itens extras que podem vir com a TV como câmeras, sistema de controle por voz, controle remoto inteligente, óculos 3D entre outros. As smart TVs que tem sistema de controle de voz são mais práticas porque permitem que você realize uma grande variedade de coisas apenas dando comandos falados para a TV.

Observe ainda se o controle da sua TV vem com um teclado QWERTY a parte de trás o que facilita várias ações com a TV. Quanto mais praticidade a sua smart TV oferecer melhor será para você, parte da compra deve ser considerada pensando nisso.

Preço

Um dos fatores mais importantes e determinantes da compra de qualquer tipo de aparelho eletrônico é o seu preço. Um modelo que tem, por exemplo, 32’’ custa em média R$ 1.000,00 e um aparelho de 84’’ pode sair por nada menos do que R$ 100 mil. Pode ser que com a difusão da tecnologia em alguns anos esteja bem mais em conta comprar o seu aparelho.

É Possível Transformar TV em Smart TV?

Uma dúvida que é bem pertinente para quem acabou de investir na compra de uma TV tela plana, mas sem acesso a internet. Existe a possibilidade de transformar uma TV dessas que possuem uma tela grande através da conexão das mesmas ao notebook ou mesmo com console do videogame como Playstation e XBOX. Basta que o aparelho tenha entrada específica para os outros aparelhos.

Porém, fazendo isso você não terá uma smart TV, pois é diferente a forma como é feito o acesso pela internet através do XBOX ou do Playstation em relação a uma smart TV. A usabilidade é bastante limitada no primeiro caso e na smart TV ganha mais possibilidades de usar aplicativos e liberdade maior.

Basicamente é como se você transformasse a sua TV num monitor gigante, porém, tudo que desejar mexer irá depender do uso do console, menos conforto e praticidade para você.

Preciso Mesmo de Uma Smart TV?

Analise a questão com frieza, será que você realmente precisa de uma smart TV? Com a tecnologia que temos hoje em dia e aparelhos como tablets e smartphones está cada vez mais fácil ter acesso a internet e realizar várias atividades. Dessa forma até que ponto um aparelho como uma smart TV é realmente benéfico?

Deixe um comentário