Os assuntos mais cobrados na prova Banrisul

O Banrisul está na lista dos certames para bancos mais aguardados porque o último processo seletivo já está vencido desde 2014, não podendo mais convocar do cadastro de reserva. Do concurso para bancos é um dos menos concorridos, isso porque a maior parte das agências está localizada no Rio Grande do Sul. Mas é um concurso nacional, pois há agências em todo o país, mesmo em menor número e como o número de vagas e convocações é menor, muitos concurseiros desistem de pronto.

assuntos da prova do concurso banrisulDos concursos para banco o Banrisul é o que tem menor salário, cerca de R$ 2 mil líquido, mas com benefícios como vale alimentação, transporte e financiamentos mais baixos. O concurso é para nível médio, com um excelente plano de carreira, podendo dobrar o salário para mais de R$ 9 mil se conseguir uma gerência geral de agência. É mesmo um dos melhores planos da carreia pública do momento.

Assuntos para estudar para a prova do Banrisul

Conhecimentos bancários – toma a maior parte da prova, por isso o quanto antes começar a estudar melhor. O sistema financeiro nacional e seus órgãos normativos e executivos sabendo as diferenças é crucial, garantindo ao menos três questões da prova. Apesar de não aprofundar muito, o mercado de capitais, entender a função das ações e como a empresa costuma abrir seu capital para entrar no mercado de ações é interessante. 

É importante dominar os produtos bancários, como conta corrente, poupança, CDC e RDB, previdência complementar. Saber a diferença entre cartão de crédito e débito também é importante, em especial se você ainda não entende que ambos são produtos do banco. O uso de cheque, o que seria um cheque cruzado e depósito e compensação bancária são importantes, garantindo uma questão.

Informática – provas para banco querem saber se você sabe um pouco a mais sobre os programas básicos do seu dia a dia, como usar navegadores de internet, enviar e-mail e sistema de segurança. Um dos assuntos mais cobrados em concursos bancários é segurança da informação, saber quando um site é seguro, o simbolo do cadeado, os vírus e seus diferentes tipos, dentre outros assuntos. Entenda basicamente como funciona o windows 7, o que você pode fazer com ele, o uso do pacote office e os navegadores e seus diferenciais.

Marketing bancário – os bancários que fizeram concurso até 5 anos atrás desconhecem a disciplina, novo perfil do profissional de bancos hoje. Estuda-se basicamente técnicas de venda, abordagem, o que é invasivo e não é, uma disciplina teórica. Entender as situações propostas pela banca em histórias é importante para marcar a resposta certa. Não é preciso muito aprofundamento, apenas entender o que seria uma venda correta.

Matemática financeira – básico para bancários. Porcentagem, juros sobre juros e afins são as disciplinas de foco. Juros sobre juros com simulação de empréstimo é o tipo de questão para este concurso.

Português – dominar a análise sintática é sua melhor chance de aprovação. Poucas questões de interpretação de texto, com foco na norma culta. Redação oficial pode ser cobrada, pedindo ao menos uma tarde de estudo para os pronomes de tratamento.

Deixe um comentário